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Celesc reforça infraestrutura elétrica e aposta na mobilidade sustentável na Serra Catarinense

 

Durante o lançamento do programa Estação Inverno, promovido pelo Governo do Estado no último sábado, dia 28, a Celesc reforçou seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura energética na Serra Catarinense — especialmente neste período em que o consumo de energia aumenta.

Na ocasião, foram destacadas ações estratégicas que vão garantir mais segurança no fornecimento de energia e impulsionar a transição sustentável na região.

As iniciativas fazem parte do Plano de Investimentos 2023–2026 da companhia, que prevê R$ 4,5 bilhões em todo o estado. Para o Planalto Serrano, estão destinados R$ 152 milhões, dos quais mais de R$ 113 milhões (74%) já foram executados.

Entre as principais obras estão a ampliação das subestações de São Cristóvão do Sul e Otacílio Costa, a construção da nova Subestação Palmeira Chlorum e a ampliação da Subestação Lages Vidal Ramos.

Além disso, a modernização da rede trifásica e a instalação de religadores e reguladores de tensão aumentam a resiliência do sistema frente ao aumento de consumo típico do inverno.

Mobilidade elétrica e Energia Boa

Na área da mobilidade elétrica, a Celesc anunciou novas estações de recarga para veículos elétricos em Lages, Urubici, São Joaquim e Urupema, previstas para entrar em operação em agosto de 2025. As unidades integram o Corredor Elétrico Catarinense, que contemplará 100 municípios com pontos de recarga a cada 50 km, em média.
Outro destaque é o avanço do Programa Energia Boa, lançado em 2024 pelo Governo do Estado, com apoio da Celesc e coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. A partir do segundo semestre de 2025, serão licitadas as obras de quatro novas subestações — em Lages, Campo Belo, Painel e Urubici — com investimento total de R$ 572 milhões. A expectativa é destravar R$ 3 bilhões em projetos privados de geração renovável, podendo chegar a R$ 13 bilhões nas etapas seguintes.

“Com o apoio do Governo do Estado e a liderança do governador Jorginho Mello, estamos entregando infraestrutura energética de ponta para quem vive, trabalha e visita a região. Essas ações mostram o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos catarinenses”, destacou Júlio César Pungan, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Celesc e presidente interino da companhia.

A gerente regional da Celesc em Lages, Angela Cristina Reche Andrade, reforça a importância dessas entregas para o cotidiano da população:

“A Serra tem características desafiadoras em termos de relevo e clima, o que exige uma infraestrutura robusta. Essas obras e ações garantem mais confiabilidade no fornecimento, fortalecem o desenvolvimento econômico e ampliam o acesso à energia limpa para toda a região”, afirmou ela.
 

A Celesc inicia, em Tubarão, um novo modelo de pagamento digital das faturas de energia elétrica. Desde a terça-feira, dia 24, os clientes da unidade de atendimento da cidade já estão conseguindo pagar suas contas com cartão de crédito ou débito diretamente com os atendentes ou pelo totem de autoatendimento instalado na loja. 

 
Na semana seguinte, a funcionalidade também estará disponível no ponto de atendimento da Celesc no Facilita Tubarão, ampliando o acesso à nova modalidade na cidade. A iniciativa faz parte da modernização dos serviços promovida com o novo sistema comercial, e deverá ser expandida para outras regiões do estado nos próximos meses. 
 
“É uma inovação pensada para o cliente, que agora pode escolher como pagar sua conta com mais conforto, segurança e agilidade. A ideia é que, em breve, essa modalidade também esteja disponível na agência web e no aplicativo da Celesc”, destaca o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Celesc, Júlio César Pungan, que está como presidente interino da Celesc. 
 
A escolha de Tubarão como ponto de partida do projeto reflete o potencial da região para liderar avanços em atendimento digital. “É uma satisfação sermos pioneiros nesse avanço. Estamos prontos para apoiar o cliente nessa nova experiência”, afirma o gerente regional da Celesc em Tubarão, Giocondo Tasso. 
 
A implantação conta com a parceria da empresa Multilink Tecnologia Ltda, especializada em soluções de pagamento. “Levar essa inovação ao setor elétrico com a Celesc é mais que um marco para nós. Pela primeira vez conseguimos sensibilizar sistemas de gestão da arrecadação de forma instantânea para pagamentos com cartões, o que irá trazer ganhos na qualidade do atendimento aos consumidores catarinenses. Formas de pagamentos estão liderando as inovações no setor financeiro e a CELESC soube aproveitar o momento”, ressalta o presidente da Multilink Tecnologia Ltda, José Tadeu Bijos. 
 
Os clientes da Celesc também podem pagar suas contas de luz por meio dos canais tradicionais: 
 
- PIX, diretamente pelo QR Code impresso na fatura 
- Débito automático 
- Boleto bancário 
- Bancos conveniados e casas lotéricas 
- Parcelamento
Celesc sedia 22° Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Administração Central daCelesc recebeu ouvidores e ouvidoras de todo o Brasil para a 22ª edição do Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico (Enose). O tema deste ano foi inteligência artificial (IA) e atendimento digital – impactos ao consumidor. A programação incluiu a entrega do Prêmio Aneel de Ouvidoria, apresentação de novos ouvidores, painéis, palestras e atividades culturais. Esta foi a segunda vez que a Empresa sediou o evento.

“Este ano, a Celesc completa 70 anos de história, mas está cada vez mais conectada com o futuro. A busca por aprimoramento é permanente: vivemos um tempo em que o consumidor está mais atento, mais exigente, e a Ouvidoria não é apenas um canal de reclamação. É por meio dela que identificamos falhas, desafios e também oportunidades”, declarou o diretor de Finanças e Relações com Investidores, Júlio César Pungan, que está ocupando a presidência interinamente.

O diretor da Aneel, Daniel Cardoso Danna, também participou da abertura do evento, reforçando o papel estratégico do Enose em sua fala institucional. “A Aneel tem trabalhado constantemente para garantir um cenário mais justo e inclusivo, onde a voz do cidadão é ouvida. A Ouvidoria é catalisadora de mudanças, e é por meio dela que identificamos gargalos e evoluímos como setor. Fazer parte da evolução desse fórum é reafirmar nosso compromisso com a escuta ativa e com os consumidores”.

Representando o governador Jorginho Mello, o Secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewertdestacou em sua falao papel da Ouvidoria como pilar da gestão pública. “É com lealdade e transparência que conseguimos dar respostas cada vez melhores à sociedade, e é isso que a Ouvidoria representa. Já fui presidente e diretor da Celesc, então sei bem da sua importância estratégica na relação com o consumidor”.
Ainda no dia 25, foram anunciados os vencedores do 8º Prêmio Aneel de Ouvidoria, contemplando três categorias de distribuidoras, conforme o porte de atendimento:
  • Distribuidoras de pequeno porte (que atendem até 100 mil unidades consumidoras): DME Distribuição;
  • Distribuidoras de médio porte (que atendem entre 100 mil e 1 milhão de unidades consumidoras): Energisa Acre;
  • Distribuidoras de grande porte (que atendem mais de um milhão de unidades consumidoras): Copel.
No dia seguinte, 26, a abertura foi feita pelo gerente de Ouvidoria da Celesc, Vânio Moritz Luz, e a presidente do Fórum de Ouvidores, Márcia Fernandes Lins, que também apresentou os novos ouvidores. Ao longo do dia, foram realizadas atividades como painéis, apresentações, benchmarking e palestras, todas voltadas para o tema de IA e atendimento digital. Também houve uma divertida apresentação do Boi-de-Mamão, manifestação cultural típica de Florianópolis, e um standup dos Irmãos Miranda, humoristas manezinhos.

No último dia do Enose, o gerente Vânio fez uma apresentação sobre a implementação do novo sistema comercial e impactos na Ouvidoria. Outra palestra foi promovida pelos jornalistas Heda Wenzel e Marcelo Tolentino (ACOM), que trataram de gestão de crise, destacando o papel estratégico da comunicação no apoio aos órgãos de relacionamento com o cliente. Ao final das exposições, o público tirou dúvidas e dividiu experiências.

“O evento foi um sucesso, confirmado pelas mensagens das Distribuidoras e Permissionárias, que participaram com altíssima adesão ao Encontro.  Foi um momento excepcional para troca de experiências entre Empresas e Agência Reguladora, com temas que estamos vivenciando na nossa atualidade e com impactos importantes no futuro de todos. A Ouvidoria é o último estágio para a garantia da satisfação do consumidor e a prática de procedimentos de excelência é vital nesta missão.  Aproveito para agradecer a minha equipe pelo suporte na elaboração do Enose, mas também registrar a excelência da equipe de Coordenação de Eventos da Celesc, sem a qual não teríamos conseguido realizar um evento com tamanho sucesso”, declarou Vanio Moritz Luz, Ouvidor da Celesc.