a celesc

Empresas do Grupo


Subsidiárias Integrais

celesc subsidiarias

Celesc Distribuição

É responsável pela distribuição de energia elétrica para mais de três milhões de unidades consumidoras, numa área de concessão que contempla 289 municípios em Santa Catarina, além de parte do município de Rio Negro, no Paraná. A empresa ainda supre energia elétrica para o atendimento de quatro concessionárias e vinte permissionárias, que atuam nos demais municípios catarinenses.
Mais sobre a Celesc Distribuição


Celesc Geração

A Celesc Geração atua nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica, por meio da operação, manutenção e expansão do parque próprio de geração e da participação em empreendimentos de geração e transmissão de energia em parcerias com investidores privados.
Mais sobre a Celesc Geração


Controlada

celesc controlada

Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS

A SCGÁS é a 2a maior distribuidora de gás canalizado em número de municípios atendidos no Brasil, sendo que Santa Catarina é o terceiro estado com maior rede de distribuição de gás natural do País. Possui contrato de concessão para exploração dos serviços de distribuição de gás canalizado, fimado em 28 de março de 1994, com vigência de 50 anos (2044). A Celesc detém, desde 2007, 51% das ações ordinárias da Companhia e 17% do Capital Social total.
Saiba mais sobre a SCGás


Participações Acionárias

celesc participacoes

 

Empresa Catarinense de Transmissão de Energia - ECTE

Constituída com o propósito específico de explorar Linhas de Transmissão de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste e litoral de Santa Catarina, a empresa é concessionária da LT SE Campos Novos – SE Blumenau, com 252,5km de extensão. A linha é responsável pelo transporte de cerca de 20% da energia assegurada para suprimento da demanda na área de concessão da Celesc D. Em dezembro de 2011, ampliando seus negócios, a empresa adquiriu em leilão o direito de construir as subestações Abdon Batista (525/230kV) e Gaspar (230/138kV), por meio da subsidiária Empresa de Transmissão Serrana S.A. – ETSE. Essas linhas foram energizadas em janeiro e março de 2015, respectivamente.

A Celesc detém 30,88% do Capital Social da empresa. 

Dona Francisca Energética S.A - DFESA

Concessionária produtora independente de energia elétrica, a coligada DFESA é proprietária da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, construída no rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, com capacidade instalada de 125MW e energia assegurada de 80MW. O empreendimento foi inaugurado em maio de 2001. A Celesc detém 23,03% do Capital Social da empresa.  

Companhia Catarinense de Água e Saneamento - CASAN

Sociedade de economia mista de capital aberto, controlada pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A função da CASAN é planejar, executar, operar e explorar os serviços de esgoto e abastecimento de água potável na sua área de concessão, além de realizar obras de saneamento básico em convênio com os municípios. A Celesc é detentora de 15,76% do Capital Social da Empresa.
Saiba mais sobre a Casan

Usina Hidrelética Cubatão S.A

Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída em 1996 para implantação da Usina Hidrelétrica Cubatão, na região de Joinville/SC, com potência instalada de 50MW. Com o histórico dos entraves ambientais, indeferimento ao pleito de postergação do período de concessão e consequente inviabilidade econômica para o desenvolvimento do projeto, o empreendimento solicitou ao órgão regulador a rescisão amigável do Contrato de Concessão no 04/1996 (Processo ANEEL no 48100.003800/1995-89). A Celesc possui 40% do Capital Social da empresa.

Em 30 de julho de 2018, foi publicada a Portaria no 310 na qual o Ministério de Minas e Energia atendeu ao pleito para a extinção amigável da concessão da Usina, determinando à ANEEL a adoção das providências necessárias para o cumprimento das obrigações remanescentes do Contrato de Concessão. A sociedade vem tratando dos aspectos societários para dissolução da companhia.