noticias novo

SC+EFICIENTE avança em Joinville: já são cerca de 680 famílias aptas à troca de geladeira

Moradores recebem lâmpadas de LED, chuveiros eficientes e eletrodomésticos novos em ação da Celesc com foco em economia de energia e qualidade de vida.

Já está em curso, em Joinville, a etapa local do projeto SC+EFICIENTE, uma iniciativa da Divisão de Eficiência Energética da Celesc com apoio da ANEEL e do Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto leva ações concretas de economia de energia a famílias de baixa renda, promovendo conforto, sustentabilidade e inclusão energética.

Com investimento estimado em R$ 17,1 milhões, o SC+EFICIENTE beneficiará mais de 5,7 mil famílias catarinenses, sendo cerca de 2 mil residências apenas no município de Joinville. A operacionalização local é feita pela empresa 5EC Engenharia, responsável pelos agendamentos e visitas domiciliares.

Desde 31 de maio, as equipes vêm percorrendo 19 bairros da cidade com ações como:

Substituição gratuita de lâmpadas convencionais por modelos de LED;

Instalação de trocadores de calor em chuveiros, otimizando o consumo de energia elétrica;

Cadastramento de geladeiras antigas aptas a serem trocadas por modelos novos e mais eficientes, conforme os critérios do programa.

Nesta semana, tiveram início as entregas das primeiras geladeiras, e cerca de 680 famílias já estão cadastradas e aptas à substituição dos equipamentos, conforme avaliação técnica realizada pelas equipes do projeto. A entrega das novas geladeiras, bem como a recolha dos equipamentos antigos após a instalação nas residências, está sendo realizada pelas Lojas Colombo, empresa parceira do Projeto SC+EFICIENTE.

“Este é um projeto estratégico para a Celesc, porque alia responsabilidade social e inovação com resultados concretos. Iniciamos por Joinville, beneficiando cerca de 2 mil famílias, mas nosso compromisso é ampliar essa iniciativa para outros municípios catarinenses, levando mais conforto, economia e qualidade de vida para quem mais precisa”, afirma o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

A expectativa é que o SC+EFICIENTE promova uma economia de 3.217 MWh/ano e reduza 856 kW de demanda no horário de pico, contribuindo diretamente para a estabilidade do sistema elétrico e para a sustentabilidade ambiental.

“O SC+EFICIENTE representa nosso compromisso com uma transição energética justa e inclusiva, aliando economia de energia, conforto para as famílias e valorização da produção nacional. É uma ação concreta da Celesc, regulamentada pela ANEEL, e que transforma vidas com responsabilidade e inovação”, destaca Rodrigo José Hoffmann, gerente de Eficiência Energética da Celesc e responsável pelo projeto.

Bairros atendidos

Estão sendo visitados os bairros: Adhemar Garcia, Boa Vista, Fátima, Floresta, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Morro do Meio, Nova Brasília, Paranaguamirim, Parque Guarani, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santa Catarina, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão e Vila Nova.

As equipes que realizam as visitas estão sempre uniformizadas e identificadas, atuando em duplas formadas por um homem e uma mulher – uma medida de acolhimento e segurança para as famílias atendidas. O projeto também conta com o apoio do poder público local e de órgãos de segurança, contribuindo para evitar tentativas de golpe e reforçando a presença institucional da Celesc nos bairros.

Regulamentado pela ANEEL, o SC+EFICIENTE integra o Programa de Eficiência Energética da Celesc e tem como missão reduzir o consumo de energia elétrica, promover o uso consciente e levar mais qualidade de vida à população, beneficiando tanto as famílias quanto o meio ambiente.

Canais de atendimento
WhatsApp: (51) 99325-7938
Telefone: 0800 642 3588
Site: https://www.5ec.com.br/ag/CELESC/