duvidas frequentes

Medidor

Aferição de Medidor


O que é?

Procedimento que visa apurar a existência de eventuais erros do medidor pela sua comparação com um medidor padrão. É feita na própria unidade consumidora, e o consumidor, de preferência, deverá acompanhar a execução do serviço. Após, será emitido laudo técnico, contendo as variações apuradas, os limites admissíveis e a conclusão final. Persistindo dúvidas, o consumidor poderá, no prazo de 30 dias posteriores à comunicação do resultado, solicitar a aferição do medidor por órgão oficial.


Onde solicitar?

Este serviço deve ser solicitado em nossos pontos de atendimento presencial ou pelo Call Center através do número 0800 48 0120.


Quem pode solicitar?

O próprio consumidor ou seu representante.


Quais são os documentos necessários?

Documento de identificação do solicitante, que poderá ser:

  • carteira de identidade;
  • título de eleitor;
  • carteira de trabalho ou carteira de identidade de estrangeiro.

Quais os limites percentuais admissíveis?

O medidor de energia não poderá apresentar variações de erro que excedam o limite de + ou - 4 %.

Haverá custos?

Quando constatadas variações inferiores a + ou – 4 %, haverá a cobrança da taxa de aferição. Quando constatadas variações superiores a + ou – 4 %, não haverá cobrança de taxa, e o medidor com defeito será substituído.

Em caso de faturamento a maior, por responsabilidade da Celesc, o valor será ressarcido. Em caso de ação comprovadamente atribuível ao consumidor, que resulte em cobrança a menor, haverá posterior cobrança dos respectivos valores, de acordo com a legislação vigente.

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