sem luz

      

duvidas frequentes

Padrão de Entrada


O que é padrão de entrada?

Conjunto de equipamentos, condutores e acessórios instalados desde o ponto de derivação da rede de baixa tensão da Celesc até a medição.

O que é o chamado kit postinho?

Para simplificar, podemos dizer que é o poste com caixa de medição incorporada. Desde 2015, ele foi estabelecido como padrão principal de entrada para as unidades consumidoras atendidas em 380V/220V.

No kit postinho, os componentes externos são instalados dentro do poste. Ou seja, a caixa que abrigava o medidor e era fixada no poste por cintas metálicas passou a ser embutida, assim como os eletrodutos, que também passaram a ser moldados internamente.

» Mais informações sobre o kit postinho:

Adquira o kit postinho apenas de fabricantes homologados pela Celesc. Você encontra a relação completa de fabricantes homologados e suas revendas na seção de Normas Técnicas - Padrão de Entrada.

Lembramos que o kit postinho é formado pelo poste, ­fiação, caixa para abrigar os medidores, disjuntores, Dispositivo Protetor de Surtos (DPS), haste de aterramento e conectores, além depeças menores. Os fabricantes homologados devem, obrigatoriamente, fornecer todos esses componentes montados, que devem ser assim disponibilizados aos consumidores nas revendas.

kit postinho kit postinho2


Ao adquirir um kit postinho, você deve contratar um profi­ssional habilitado para instalação conforme previsto na norma. Feito isso, solicite o pedido de nova ligação em uma de nossas lojas de atendimento ou pela Agência Web, encaminhando os documentos solicitados, e aguarde a vistoria. Caso seja uma Troca de Padrão entre em contato com o 08000 48 0120.

  • Facilidade na compra do kit, que engloba todos os materiais necessários;
  • Redução do tempo para aprovação do padrão e ligação do consumidor;
  • Diminuição do número de não-conformidades com o padrão estabelecido;
  • Redução do custo com novas vistorias;
  • Aumento da segurança e da qualidade dos materiais utilizados;
  • Redução do vandalismo nos padrões de entrada;
  • Aumento da vida útil do padrão de entrada.

Caso encontre no mercado materiais que não estejam em conformidade com nosso padrão ou fornecedores vendendo kits incompletos, denuncie! Basta ligar para a nossa central de atendimento gratuita: 08000 48 0120.


Qual o prazo para atendimento a uma troca de padrão?

O prazo para atendimento, conforme artigo 91 da Resolução 1000/2021 ANEEL é de 5 (cinco) dias úteis, para realização da vistoria e instalação dos equipamentos de medição. 
 

O que é necessário para mudar o medidor de local?

Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local, por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 08000 48 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.

Acesse a planilha de declaração de carga


O que é necessário para trocar o tipo de medidor?

Contrate um eletricista de sua confiança para dimensionar corretamente a carga instalada e verificar se o padrão de entrada atende às normas técnicas da Celesc. Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe o tipo de medidor a ser instalado, a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 08000 48 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.

Acesse a planilha de declaração de carga

 

Onde consigo mais informações sobre padrão de entrada?

Na área de Normas Técnicas, temos a Norma N-321.0001 – Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição, que estabelece os critérios que o padrão de entrada deverá seguir. Além dessa Norma, existe o Manual Simplificado do Padrão de Entrada, bem como outros documentos disponíveis para consulta e orientação. Acesse aqui a seção de Normas Técnicas.

 


Veja também:

Aferição de medidor