duvidas frequentes

Padrão de Entrada


O que é padrão de entrada?

Conjunto de equipamentos, condutores e acessórios instalados desde o ponto de derivação da rede de baixa tensão da Celesc até a medição.

O que é o chamado kit postinho?

Para simplificar, podemos dizer que é o poste com caixa de medição incorporada. Desde 2015, ele foi estabelecido como padrão principal de entrada para as unidades consumidoras atendidas em 380V/220V.

No kit postinho, os componentes externos são instalados dentro do poste. Ou seja, a caixa que abrigava o medidor e era fixada no poste por cintas metálicas passou a ser embutida, assim como os eletrodutos, que também passaram a ser moldados internamente.

» Mais informações sobre o kit postinho:


Qual o prazo para atendimento a uma troca de padrão?
 

Área urbana 
Até 3 (três) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 2 (dois) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria.
Área rural

Até 5 (cinco) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 5 (cinco) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria


O que é necessário para mudar o medidor de local?

Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local, por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 0800 048 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.

Acesse a planilha de declaração de carga


O que é necessário para trocar o tipo de medidor?

Contrate um eletricista de sua confiança para dimensionar corretamente a carga instalada e verificar se o padrão de entrada atende às normas técnicas da Celesc. Depois que o novo padrão de entrada estiver concluído, é necessário que o titular da Unidade Consumidora informe o tipo de medidor a ser instalado, a relação de equipamentos / eletrodomésticos de uso no local por meio da declaração de carga, bem como nome completo, CPF e RG, telefone de contato e dados da conta de energia. De posse desses dados e documentos, entre em contato conosco pelo teleatendimento 0800 048 0120 ou dirija-se a uma loja de atendimento.

Acesse a planilha de declaração de carga

 

Onde consigo mais informações sobre padrão de entrada?

Na área de Normas Técnicas, temos a Norma N-321.0001 – Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição, que estabelece os critérios que o padrão de entrada deverá seguir. Além dessa Norma, existe o Manual Simplificado do Padrão de Entrada, bem como outros documentos disponíveis para consulta e orientação. Acesse aqui a seção de Normas Técnicas.

 


Veja também:

Aferição de medidor