A Celesc informa aos empreendedores interessados em cadastrar projetos de centrais geradoras de energia elétrica (usinas hidrelétricas – UHE e termelétricas – UTE), que somente até o próximo dia 07 de novembro receberá solicitações formais do Documento de Acesso para o Leilão (DAL). A credencial é o primeiro passo para a obtenção da habilitação técnica no Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 – LRCAP.
“O objetivo final do leilão é garantir o fornecimento de energia elétrica, promovendo o desenvolvimento de novos projetos de geração para atender as necessidades de potência do Sistema Interligado Nacional, que é uma grande rede que conecta a maioria das usinas de energia e os centros de consumo do Brasil, permitindo a transferência de eletricidade entre as regiões de forma segura e eficiente”, explica Thiago Jeremias, gerente do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico.
Para participar, os interessados devem acessar a normativa vigente com as orientações necessárias, disponível aqui ( https://www.celesc.com.br/arquivos/normas-tecnicas/conexao-centrais-geradoras/I-432.0003.pdf ).
A Portaria MME n° 118 de 23 de outubro de 2025, com as diretrizes para o leilão foi publicada no dia 24 de outubro de 2025, pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União.

