noticias novo

Fortes ventos atingem municípios do Meio Oeste e danificam rede elétrica

Nesta madrugada fortes ventos atingiram o Meio Oeste catarinense, especialmente as regiões de Videira e Campos Novos, derrubando quatro torres de 230kV da empresa responsável pela Linha de Transmissão de energia elétrica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos - Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo.

Desde o início da ocorrência, a Celesc disponibilizou todas as suas equipes para auxiliar a empresa transmissora a recuperar o sistema o mais rápido possível e conseguiu redirecionar o atendimento de algumas de suas subestações de energia para atender Videira e o hospital da cidade, além de percorrer outros municípios para verificar a situação em outros hospitais da região. Durante o pico do problema, a cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido, mas com esta força de trabalho, a Celesc informa que às 17h40 o sistema foi reestabelecido a 26.217 unidades consumidoras, cerca de 29% dos clientes afetados.

Diante de tamanho estrago, ainda não há previsão para o fim dos trabalhos, mas a Celesc continuará atuando na recomposição da rede e também auxiliando as equipes da transmissora até que o sistema esteja completamente restabelecido.

 

torre 1

 

Texto: Heda Wenzel
comunicação Celesc.