noticias novo

Fenômeno natural em Tubarão causa ocorrências em equipamentos elétricos

Desde a última sexta-feira, a Celesc vem recebendo relatos de clientes sobre falta de energia em Tubarão. Entretanto, boa parte das ocorrências não está relacionada à rede elétrica que atende o município, mas a um fenômeno natural conhecido como deslocamento da "cunha salina", de acordo com estudo técnico realizado pela companhia de saneamento da cidade.

O fenômeno resulta da influência da maré, associada ao período de estiagem que a região sul catarinense vem enfrentando. Apesar de não interferir na qualidade da água consumida pela população, a água salobra pode ser a causa do desligamento involuntário de equipamentos elétricos com os quais tenha contato, como chuveiros e torneiras, pois aumentaria a condutividade de energia elétrica em diversas unidades consumidoras resultando, em alguns casos, até na queda do disjuntor dessas residências.

Por conta deste cenário, a Prefeitura Municipal deve, junto à Tubarão Saneamento, implementar ações para mitigar os efeitos dessa condição. A Celesc está atenta à situação e, como não é autorizada pelo órgão regulador a atuar em ocorrências dentro das residências, faz um alerta de segurança para que qualquer manutenção em circuitos elétricos seja realizada somente por profissionais habilitados.

 

Comunicação Celesc