noticias novo

Esforços para recompor o sistema elétrico no Meio Oeste continuam

Os esforços para recompor o sistema elétrico no Meio Oeste, atingido por um tornado na última sexta-feira (28), não param. O evento climático derrubou torres de transmissão e houve, então, o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos-Videira. Treze municípios ficaram sem energia elétrica, cerca de 90 mil consumidores. Após um trabalho intenso das equipes da Celesc e da empresa transmissora, a energia já foi restabelecida para cerca de 35% dos municípios, com remanejamento de carga de outras subestações e também esquema de rodízio. Até o final do dia de hoje, a previsão é de retorno de grande parte da área atingida.

Logo após o ocorrido, a primeira providência das equipes da Celesc foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel. As equipes vão continuar o trabalho de auxílio a toda a população, até que o sistema esteja completamente restabelecido.

A energia elétrica já foi restabelecida nos municípios de Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Lebon Regis (na área urbana), Pinheiro Preto e Rio das Antas. Em Videira e Fraiburgo, desde domingo a Celesc conseguiu adotar um esquema de rodízio de cargas, a partir de redes de outras subestações, a fim de mitigar os efeitos da falta de energia. Desta forma, os bairros do rodízio serão abastecidos por algumas horas, quando, então, a energia será suspensa para atender outra área da cidade. Em Campos Novos a energia foi restabelecida no domingo.

 

Texto: Heda Wenzel
Comunicação Celesc