noticias novo

Equipes seguem atuando no Meio Oeste e orientação é para uso racionado da energia

Nesta segunda-feira, as equipes de eletricistas da Celesc e da empresa responsável pela rede de transmissão de energia, cujas torres de 230kV foram atingidas pelo tornado, entraram no terceiro dia de trabalho ininterrupto para recuperar a rede elétrica do Meio-Oeste catarinense. Até o momento, a energia foi restabelecida a cerca de 35% dos atingidos.

Desde domingo, 30, a Celesc tem feito um esquema de rodízio no fornecimento de energia elétrica nas cidades em que foi possível o atendimento por redes de outras subestações, como Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Videira, Pinheiro Preto e Rio das Antas. Na noite de domingo, a Celesc energizou a região de Campos Novos (atingida em cheio pelo tornado), além de parte da cidade de Fraiburgo, por meio de uma rede proveniente de Campos Novos. A energia também voltou à parte urbana de Lebon Régis na tarde de ontem. Nestes municípios, a orientação é para uso racionado da energia elétrica.

Nos demais municípios como Caçador, Calmon, Timbó Grande e Matos Costa não existem condições técnicas de energização por outros alimentadores. A população dessas cidades deve aguardar a recuperação das torres de transmissão. A partir da energização das linhas que partem da subestação Videira Rede Básica para as subestações da Celesc, inicia-se o plano de reenergização dos transformadores e redes de distribuição para os municípios de forma gradativa. A Celesc irá começar esse trabalho pela Subestação Caçador.

Logo após o ocorrido, a primeira providência das equipes da Celesc foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel. O auxílio à população será mantido, até que o sistema esteja completamente restabelecido.

 

Texto: Heda Wenzel
Comunicação Celesc