noticias novo

Baixa Renda: informações sobre faturas

Atualmente, a Celesc possui cerca de 36 mil unidades consumidoras residenciais em todo o estado cadastradas no programa Tarifa Social. Deste total, o desconto de 100% nas faturas de energia elétrica será concedido aos consumidores Baixa Renda cadastrados - a partir da publicação da MP 950, no dia 8 de abril -, em contas da Celesc emitidas a partir de 1° de abril, cujo consumo de energia elétrica seja inferior ou igual a 220 KWh/mês

O desconto é aplicado em relação ao valor do consumo e aos tributos, mas não incide em outros possiveis valores que estejam sendo aplicados em determinada fatura, como convênio de terceiros, doações, multas etc.

Entretanto, como se trata de uma medida de emergência, não houve tempo hábil para realizar a alteração no sistema. Por isso, é possível que algumas unidades consumidoras (dentro desses critérios) recebam faturas do mês de abril que tenham sido geradas sem o desconto de 100%.

Para esses casos, a recomendação é que a conta de energia recebida seja desconsiderada, já que a empresa vai gerar, automaticamente, novas faturas com o desconto, que estarão disponíveis no site da Celesc até o fim do mês de abril (no link Segunda via rápida da fatura).

Caso algum consumidor já tenha quitado a referida fatura, receberá o valor pago como crédito na conta do mês de julho. Nos meses de maio e de junho (o benefício é válido até 30 de junho) essa questão já estará resolvida e não existirão equívocos.

Clientes Baixa Renda que consumam mais de 220 kWh/mês

Já os clientes cadastrados no programa que tiverem consumo acima de 220 kWh/mês deverão pagar a conta de energia (será cobrada apenas a diferença consumida acima dos 220 kWh/mês, incluindo tributos), mas poderão adiar os pagamentos das faturas de março e abril para maio, com parcelamento em até 12x. Em faturas emitidas a partir de 25 de março, no período em que vigorar a REN 878 ANEEL, de 24/03/2020, e durante a restrição de circulação de pessoas por Santa Catarina, não haverá cobrança de juros de mora e multa. 

Para mais informações e dúvidas relacionadas à fatura de energia para clientes cadastrados como baixa renda, entre em contato com a Celesc nos canais virtuais: Chat online ou telefone 0800 48 0120.

 

» Saiba mais sobre quem pode participar e como integrar o cadastro único. 

 

Comunicação Celesc