noticias novo

Celesc substitui 1 km de cabos e faz roçada em Raposo, na região de Lages

Para aprimorar a confiabilidade do fornecimento de energia na região de Lages, a Celesc realizou uma série de ações preventivas no dia 13 deste mês. Foram feitas roçadas e trocas de cabos para evitar, principalmente, interrupções em decorrência de problemas com vegetação na rede.

roçagem

No dia da ação, foram trocados cerca de 1.000 metros de cabos de aço por modelos de alumínio 4 CAA, mais resistentes. O serviço foi acompanhado por roçada feita ao longo desse mesmo trecho.

As ações vão trazer melhorias para a localidade de Raposo, na Coxilha Rica, que sofria com frequentes interrupções de energia devido a problemas de vegetação na rede em um local de difícil acesso. Serão beneficiadas, principalmente, 30 famílias, que em sua maioria são distantes umas das outras.

A gerente da Agência Regional de Lages, Vanessa Salvati, afirma que o problema de vegetação na rede é predominante em Lages devido ao fato de a região ser predominantemente rural e contar com uma forte presença do setor madeireiro. “Por isso temos feito um trabalho ininterrupto de roçada com quatro equipes que fazem podas ao longo dos nossos 19 mil km de rede, para que o vão mínimo, de acordo com a tensão, seja preservado”, explica.

Segundo a gerente, grande parte dos problemas se deve aos proprietários de áreas rurais que realizam plantios sem respeitar os distanciamentos adequados. “Muitas vezes, o plantio é feito de forma indiscriminada sem respeitar o distanciamento mínimo da rede da Celesc, ou mesmo árvores que crescem bastante e tornam-se uma ameaça com cascas e galhos. Um apelo da Celesc é que os clientes respeitem as faixas de domínio e acionem a Celesc quando visualizarem situações de risco”, diz.