sem luz

      

noticias novo

Celesc lança Política de Diversidade e Inclusão com diretrizes para combater preconceitos

A Celesc lançou nesta quarta-feira (29), a Política de Diversidade e Inclusão (D&I), com uma série de diretrizes que buscam combater preconceitos dentro do ambiente da empresa e promover o respeito às diferenças. Um evento online com a participação dos colaboradores marcou o lançamento.

WhatsApp Image 2021 09 29 at 14.22.20
Lançamento da Política de Diversidade e Inclusão da Celesc ocorreu em plataforma virtual.

Segundo o presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, o momento marca um passo importante no sentido de disseminar a cultura da diversidade, com processos alinhados a práticas de respeito e inclusão.“Entendemos que um ambiente onde há mais diversidade é um ambiente melhor para todos, com mais dinamismo e melhor produtividade. O lançamento da Política de Diversidade e Inclusão reforça o compromisso da Celesc em liderar esse movimento junto aos colaboradores, fazendo com que a atenção a essas questões se reflita em ações constantes”, afirmou o presidente.

A assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Regiane Marlene Dias, que esteve à frente da equipe que elaborou a Política de Diversidade e Inclusão, explica que as diretrizes foram traçadas a partir de pesquisas e análises a respeito do ambiente empresarial. Com base no cenário observado, uma cartilha foi construída com a participação dos próprios colaboradores.

A Política de D&I está estruturada a partir de seis diretrizes: “respeitar”, “confiar”, “mente aberta”, “assumir responsabilidade”, “dialogar” e “cuidar”. Em cada uma das diretrizes, são listadas práticas que podem ser adotadas visando melhorar o ambiente de trabalho.

“Existe um pensamento de que determinadas funções devem ser praticadas apenas por homens, como é o caso do cargo de eletricista, o que não é verdade. Temos em nosso quadro três mulheres nessa função, que desmontam este estereótipo de que eletricista é trabalho de homem. Essas eletricistas conquistaram este espaço sem restrições de imposições de gênero. A quebra desses padrões impacta diretamente nas relações de trabalho. Não há mais espaço para ambientes com desequilíbrio de forças. Uma sociedade mais justa se faz também na oferta de oportunidades iguais para todos os gêneros e identificações", destaca Regiane Marlene Dias.

WhatsApp Image 2021 09 29 at 14.09.48O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, a diretora de Compliance, Pilar Sabino, o diretor de Gestão Corporativa, Marcos Penna, a Assessora de Responsabilidade Social, Regiane Marlene Dias e a consultora especialista em diversidade Cris Kerr, durante o lançamento da Política de Diversidade e Inclusão da Empresa.

O evento de lançamento da Política de Diversidade e Inclusão contou com a apresentação da consultora especialista em diversidade Cris Kerr, fundadora da CKZ Diversidade — empresa de consultoria criada com o propósito de tornar os ambientes corporativos espaços mais diversos e inclusivos.

A consultora destacou a importância de incluir o debate sobre diversidade na agenda das organizações até que o tema se torne habitual para os colaboradores e lideranças. Ela defendeu ainda que a inclusão e a diversidade vão além da responsabilidade social e que impactam diretamente nos negócios e nos resultados das empresas. “Vamos implementar a política de diversidade e inclusão para que tenhamos um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, onde as pessoas possam trabalhar mais felizes. Diversas pesquisas mostram que quanto mais felizes as pessoas trabalham, maior o nível de produtividade” explicou a palestrante.

Cris Kerr atua com temas como diversidade, inclusão, liderança transformadora, cultura inclusiva e equidade de gênero. Também é professora de Diversidade na Fundação Dom Cabral, e colunista de Diversidade & Inclusão da Revista Você S.A. Em 2019, ela recebeu o Prêmio WEP´s (Princípios de Empoderamento das Mulheres) da ONU Mulheres, concedido pelo reconhecimento do seu trabalho em prol da equidade de gênero.

Participaram do evento também, a diretora de Planejamento, Controles e Compliance, Pilar Sabino da Silva, o diretor de Gestão Corporativa, Marcos Pena, e o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Pablo Cupani Carena.

Treinamento empregados

Como parte dessas ações, a Celesc inicia um treinamento voltado aos empregados, alinhado à Política de Diversidade e Inclusão, que abordará práticas para tornar o ambiente de trabalho um lugar com mais respeito, sem preconceitos de gênero, cor ou orientação sexual.

diversidade 1
Treinamento EAD será realizado para compartilhar práticas para tornar o ambiente de trabalho um lugar com mais respeito.

O treinamento, que será feito em Ensino à Distância (EAD), será disponibilizado para todos os colaboradores da empresa, com uma carga horária de 2 horas. A atividade é desenvolvida pela consultoria CKZ Diversidade.

A Política de D&I  da Celesc passou a ser desenhada a partir de 2019, quando a empresa iniciou o Projeto de Gênero e Diversidade, com o objetivo de minimizar a lacuna de mulheres no quadro funcional, incentivando a participação feminina nas mais diversas áreas. A partir dele, foram implantadas ações como o treinamento da alta liderança e dos gestores, a criação de um Comitê de Diversidade e Inclusão e a assinatura dos WEPs da ONU.

Texto: Guilherme Simon e Giovanna Olivo

Comunicação Celesc