noticias novo

Celesc e Crea firmam acordo de cooperação

Nessa terça-feira (5), a Celesc e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) firmaram uma acordo de cooperação técnica que vai atender uma antiga demanda das instituições no que diz respeito à organização das responsabilidades técnicas das obras. O documento irá auxiliar na identificação de proprietários de obras sem registro, na fiscalização de empresas prestadoras de serviço, além de promover o cumprimento da legislação profissional e garantir mais qualidade e segurança para a população. O compromisso intensifica o relacionamento institucional entre as entidades e propõe a troca de informações para facilitar a comunicação entre a Celesc e os profissionais de engenharia.

capa acordo Crea e Celesc 1

Presidente do Crea, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier, e presidente da Celesc Cleicio Poleto Martins.

“Nosso objetivo é sempre melhorar a vida das pessoas. O diálogo e a troca de informações entre Celesc e Crea vão auxiliar na fiscalização, na segurança, na otimização das demandas e aprimoramento das atividades. Com certeza, quem ganha é a sociedade”, disse o presidente Cleicio Poleto Martins ao receber a comitiva do Crea na presidência da Companhia, com o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani.

capa acordo Crea e Celesc 2

Coordenador das relações com o Crea-SC, Eduardo Soldateli, diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani, e representante do Crea.

Durante a assinatura do acordo, o Presidente do Crea, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier, enfatizou também que o Crea está à disposição como entidade de apoio técnico. Ele destacou a importância do convênio para a valorização dos profissionais e a segurança da sociedade. A Celesc e o Crea serão responsáveis pela gestão do acordo que prevê, entre outras atribuições, a participação em reuniões promovidas pelas entidades e a realização de ações integradas para dinamizar e aprimorar as atividades comuns às instituições.

Na Celesc, o coordenador das relações com o Crea-SC, Eduardo Soldateli, explica que as fiscalizações previstas no acordo de cooperação técnica já podem ser realizadas desde o dia 5 de outubro, data em que o documento começou a vigorar. “Esse importante trabalho em conjunto também inclui uma parceria com a Universidade Corporativa do Crea (Unicrea) que irá disponibilizar acesso a cursos para aprimorar a qualificação profissional dos empregados da Celesc, além do apoio técnico aos profissionais na interpretação de Normas Técnicas e Resoluções Normativas”, conta.

Texto e fotos: Giovanna Olivo
Comunicação Celesc