noticias novo

Em Itapema, Celesc realiza Operação Cabos Clandestinos para retirar instalação irregular

A Celesc realizou nesta terça-feira (30) a Operação Cabos Clandestinos, no Centro de Itapema, para retirar instalações irregulares de fiação telefônica da rede elétrica. Com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito de Itapema, foram removidos materiais que estavam sob aproximadamente 4 km do sistema de distribuição de energia. A operação iniciou por volta das 7h e vai se estender ao longo de toda esta terça.

Os materiais removidos incluem cabos e mangueiras que eram usadas para passagem de fio, proibidos para esse tipo de instalação. O gerente do Núcleo Leste, Pedro Molleri, destaca que as irregularidades estavam fora do modelo padrão exigido. "Essas instalações prejudicam o fornecimento de energia, pois excedem o limite suportado pelas redes de energia. Além disso, elas não tinham projeto aprovado pela Celesc", explica.

Risco à sociedade e rede mais vulnerável

Além das ligações irregulares causarem poluição visual, deixam a rede de distribuição de energia elétrica mais vulnerável a sobrecargas e até mesmo mais propícia a curtos circuitos, colocando em risco a vida da população.

De acordo com o gerente da Divisão de Engenharia de Telecomunicações, Marcelo Pelin, o trabalho realizado desde 2019 mostra a importância da fiscalização. “Conforme o plano de ocupação, a Celesc disponibiliza até cinco pontos de fixação em cada poste para utilização pelas operadoras de telefonia, o que com estas instalações chegam a dobrar o limite. Essa é uma ação que ocasiona muito risco à sociedade, por isso a Celesc está cada vez mais empenhada para combater essa prática”, aponta.

A Operação está em consonância com Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que estabelecem normas técnicas para cumprimento e multas e sanções para operadoras de telefonia que não cumprirem as medidas.

A Celesc reforça que a sociedade também pode denunciar irregularidades na rede elétrica pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor.

Mais de mil notificações e 48 mil postes inspecionados em SC

Ao longo dos últimos três anos , a Celesc emitiu 1.190 notificações e fiscalizações, sendo inspecionados cerca de 48,1 mil postes em todo o estado de Santa Catarina. Somente em 2021, foram 33,2 mil postes inspecionados e 582 notificações emitidas. O valor em multas aplicadas pelo Núcleo Leste neste ano chega a R$ 9 milhões.

Texto e foto: Dafnée Canello