denuncias novo

Denúncias de fraude e irregularidades na rede


A fraude na rede de energia não traz perda somente para a Celesc. Ela também é prejudicial para:

  • ​Os consumidores regulares, já que, no rateio dos custos que compõem a tarifa, todos pagam pela energia utilizada;
  • Toda a sociedade, pois as ligações clandestinas podem sobrecarregar a rede elétrica, impactando diretamente no fornecimento de energia;
  • O estado, que deixa de arrecadar o ICMS do consumo de energia elétrica não medido (fraudado) e não faturado pela Celesc. Sem recolher o ICMS, há menos recursos para investimentos e, em consequência, menos qualidade de vida para o cidadão.


Também não se deve esquecer que gato é crime, previsto no Art. 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Outro ponto muito importante é o risco à segurança, pois normalmente as pessoas que instalam os ‘gatos’ não têm qualificação técnica e não usam equipamentos de segurança. Ou seja, além de cometer ato ilegal, ainda podem sofrer choques elétricos, alguns até fatais.

Exerça sua cidadania e denuncie fraudes e irregularidades! Veja como fazer:

Quero fazer uma denúncia de fraude e irregularidades na rede  


Quero acompanhar minha denúncia de fraude e irregularidades na rede

 

Garantimos sigilo absoluto quanto ao denunciante e assumimos o compromisso de inspecionar com a máxima urgência todos os casos que nos forem relatados.