noticias novo

Reuniões com Ministério de Minas e Energia e Aneel para reforço do sistema elétrico em SC

O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés e o Presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, cumpriram agendas importantes, hoje, 16, em Brasília. Em audiência com o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, foram apresentadas demandas envolvendo a segurança energética para o Estado.

O governador relatou o apagão no meio-oeste, em decorrência da passagem de um tornado, no último dia 28 de maio. “É inadmissível a situação vivida pelas famílias, pela indústria e pelo comércio da região, afirmou Carlos Moisés. Como resposta, obteve o compromisso do ministro em acelerar a implantação de uma rede de redundância na região e a elaboração de um estudo para colocação de torres mais resistentes aos fenômenos climáticos que atingem o estado com frequência.

“O ministro nos pediu um relatório técnico para que possa encaminhar à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo planejamento energético em todo o país, para que sejam consideradas as especificidades das regiões de SC, garantindo a redundância e o reforço necessários à qualidade e segurança da energia que atende o povo catarinense. O relatório da Celesc, portanto, vai ajudar também as empresas responsáveis pela transmissão de energia elétrica que atuam em nosso estado”, conta Cleicio.

WhatsApp Image 2021 06 16 at 18.21.42


Em outra reunião com a diretoria da ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Governador e o Presidente da Celesc reforçaram a importância de observar os fenômenos climáticos que atingem Santa Catarina e garantir mais confiabilidade e qualidade na energia que chega ao consumidor.

A diretoria da ANEEL elogiou o trabalho da Celesc, que apresentou em 2020 excelentes indicadores de duração e frequência de fornecimento de energia (DEC e FEC), e também assumiu o compromisso de trabalhar para acelerar a rede de redundância no meio-oeste catarinense.
“É uma satisfação receber aqui na sede da agência o governador e sua comitiva. Lembro que em janeiro de 2019 nós entregamos o prêmio Aneel de qualidade à Celesc em função de ser a melhor distribuidora do Brasil, em 2019”, destacou o diretor geral da ANEEL, André Pepitone. Ele afirmou ainda que os pleitos apresentados na reunião terão o devido encaminhamento na agência e a resposta, em breve, para os consumidores em Santa Catarina.

A deputada federal Ângela Amin, coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, também acompanhou a agenda na sede do órgão regulatório.

 

Texto: Comunicação Celesc