Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

27.08.19

COG tem novo sistema de supervisão

A Celesc Geração assinou, no dia 9 de agosto, o contrato para a implantação de um novo sistema supervisório para efetuar a gestão do parque gerador a partir do Centro de Operação da Geração (COG).

A implantação desta nova ferramenta para o COG está alinhada com os recentes investimentos nas usinas da Celesc Geração, que vem sendo modernizadas e passando por processo de automação de suas instalações.

cog 1

O novo sistema será responsável pela integração e unificação dos atuais sistemas supervisórios existentes, permitindo a padronização de telas, comandos, eventos e alarmes dos equipamentos e ativos das usinas. Vale ressaltar que, além de equipamentos elétricos em subestações comuns à Celesc Distribuição, o COG é responsável pela operação de turbinas e geradores, além de válvulas e comportas de reservatórios de água.

Com este sistema também será possível acessar através de dispositivos móveis, telas específicas com informações em tempo real dos principais indicadores de geração e status do parque gerador.

Estas novas funcionalidades permitirão uma melhor operação e gestão do parque gerador, com menos tempo de interrupção na geração e maior agilidade na retomada das máquinas, aumentando a eficiência e também a segurança das equipes.

“O novo sistema supervisório trará grande ganho aos operadores do COG, que passarão a operar o parque gerador em apenas uma plataforma computacional, trazendo segurança e efetividade do serviço. Também, o Departamento de Operação e Manutenção contará com um histórico unificado e relatórios específicos de cada ativo para a gestão eficiente e melhoria contínua da produção e disponibilidade das usinas da Celesc Geração”, diz o chefe da Divisão de Operação, Igor Kursancew Khairalla.

O contrato prevê a execução dos serviços em 180 dias e a empresa vencedora do processo licitatório foi a Scada Hub Tecnologia, de Florianópolis, com grande experiência na implantação de sistemas similares em outras empresas do setor elétrico brasileiro. Os investimentos serão de R$ 650 mil.

COG - Centro de Operação da Geração (COG) completou três anos de funcionamento no último dia 1º de julho. O COG tem como principais atividades a supervisão, coordenação e operação em tempo real do parque gerador da Celesc Geração, funciona 24 horas por dia na sede administrativa da Celesc, localizada em Florianópolis.

“Após os processos de automação das usinas, o COG passou a ser o coração da Celesc Geração, responsável por manter as máquinas geradoras em operação com o apoio das equipes técnicas de campo, além de que as responsabilidades do COG refletem diretamente nos indicadores de disponibilidade e produção da Celesc Geração”, diz o operador do COG, Willian dos Santos, que compõe a equipe de operação em tempo real, formada por seis técnicos em eletrotécnica (foto abaixo).

cog 2

 

A Celesc Geração conta atualmente com 12 usinas em operação, totalizando 106,97 MW de potência instalada. A PCH Celso Ramos está em fase de ampliação e passará de 5,6 MW para 13,9 MW, obra a ser concluída no início de 2021.

 

quadro usinas

 


Colaboração:  Igor Kursancew Khairalla (DPOM/DVOP - DGT) com edição final de Vânia Mattozo - Comunicação.