Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

26.07.19

AFD em Missão na Celesc

A Agence Française de Dèveloppement (AFD) esteve na Administração Central da Celesc em uma missão de avaliação para o financiamento de aproximadamente 60 milhões de Euros. A proposta é aplicar o recurso no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc, nos próximos anos. A visita aconteceu de 15 a 18 de julho e a equipe foi recepcionada pela Diretora de Finanças e RI da empresa, Claudine Furtado Anchite.



reuniao AFD 2


Claudine conheceu a missão da agência de fomento, sua estrutura, financiamentos pelo mundo e seus objetivos com a Distribuidora. Depois apresentou os principais dados e resultados do Grupo Celesc . “Este é um importante passo para a nossa empresa estreitar as relações com organismos internacionais, colocando a empresa como ator principal do Estado de Santa Catarina neste processo. Ainda destaco que o apoio da AFD fortalece o programa de EE da Celesc, propiciando um funding adequado”, contou Anchite.


Durante a visita, as diretorias da Celesc e suas áreas apresentaram à equipe da AFD as práticas comerciais, de gestão, regulação, governança, controles internos e responsabilidade socioambiental com uma ampla discussão sobre o modelo de planejamento financeiro. A área de Eficiência Energética também apresentou detalhadamente o programa de investimentos em EE à equipe técnica francesa.

reuniao AFD 7

 

Para o gerente de projetos da AFD no Brasil, Rogério Barbosa, o surgimento de desafios globais, como o aquecimento global, está levando financiadores a mudar seu posicionamento estratégico e financiar novos tipos de projetos. “Este é o caso da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em que os projetos de eficiência energética e energias renováveis estão crescendo globalmente. No Brasil, a Celesc é um exemplo para outras distribuidoras, pois, tem uma grande experiência e muito sucesso em seus projetos na área. Estamos muito satisfeitos em poder apoiar essa empresa neste tema, tanto com financiamentos como através da cooperação técnica francesa”. A partir de agora, a Celesc parte para a negociação do financiamento. A agência francesa terá  um período para avaliar as condições e aprovar o crédito.

 


reuniao AFD 1

Governo de SC 

No último dia da missão, a comitiva da AFD foi recebida pelo secretário executivo de Assuntos Internacionais do Estado de SC, Derian Campos; pela secretária adjunta da Fazenda, Michele Patricia Roncalio e pela representante da Secretaria de Estado da Casa Civil, Giglione Zanela Maia, para tratar da prospecção futura de financiamentos para o Governo do Estado de SC.


A AFD 

O Grupo Agence Française de Développement (AFD) é uma instituição pública francesa que põe em prática a política do país em matéria de desenvolvimento e sustentabilidade. Juntamente com a diplomacia e a defesa, o desenvolvimento é um dos três pilares da ação do país, através da AFD no exterior. Na prática, as ações da AFD para alcançar seus objetivos são por meio de empréstimos, subvenções, expertise ou assistência técnica, acordados a Estados, autarquias locais, empresas, fundações ou ONGs, e permitem realizar projetos em diversas áreas: clima, biodiversidade, energia, educação, urbanismo, saúde, digital, esporte, treinamento etc. 

 

Por Márcia Carvalho - ASPRE.