Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

28.06.19

Energia do Bem da Celesc vai beneficiar 3 mil famílias na região Norte

O Projeto Energia do Bem, integrante do Programa de Eficiência Energética ANEEL/Celesc, vai beneficiar, durante 2019, 3 mil famílias da Região Norte com a instalação de trocadores de calor para chuveiro elétrico e a troca de lâmpadas antigas por LED. Pelo cronograma, a partir desta quarta-feira, 3 de julho, as primeiras famílias serão beneficiadas com os novos equipamentos. A prioridade será dada aos bairros Paranaguamirim e Itinga (Zona Sul). A confirmação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, no Núcleo Norte da Celesc, em Joinville.

Energia do Bem - joinville

O objetivo do projeto é a redução no consumo de energia elétrica em comunidades de baixa renda, nos municípios selecionados com base em critérios técnicos e sociais. Com essa ação será possível uma economia de até 20% da conta de energia da residência.

Como funciona o Trocador de Calor?

O funcionamento é simples. Em vez da água da caixa ou da rede de distribuição ir direto para o chuveiro, ela segue por uma mangueira e chega a uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro. Acoplada a essa plataforma existe um trocador de calor feito de alumínio que recupera o calor da água quente do banho e aquece, indiretamente, a água limpa no interior do trocador.

IMG 5311

A vantagem desse equipamento, é que a água chega ao chuveiro já pré-aquecida, com um ganho de 10 a 15ºC. Com isso, o chuveiro precisa de menos potência para aquecer a água. Nesse projeto, além da instalação do trocador de calor, é feito a troca do chuveiro tradicional, com potências que podem chegar a 7.000 W, por um chuveiro de potência reduzida (3.600 W) sendo assim, a economia de energia no banho pode chegar a 50% e, dependendo dos hábitos de consumo da família, o uso do trocador poderá representar até 20% de redução no custo da fatura de energia.

Por Rafael Vieira de Araujo (Comunicaz a serviço da Celesc)