Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

31.01.19

Recorde triplo de carga no sistema

energia 1

SIN, subsistema Sul e Celesc registram novo recorde de demanda.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou mais um recorde de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) nessa quarta-feira, 30 de janeiro. A demanda máxima do SIN chegou a 90.525 MW às 15h50. O recorde anterior foi de 89.114 MW em 23 de janeiro de 2019.

O subsistema Sul também registrou recorde de carga por dois dias consecutivos. Em 29 de janeiro, foi registrado um pico de 18.554 MW, às 14h28. Ontem, o pico de demanda chegou a 18.883 MW às 14h08. O recorde anterior de 17.971 MW em 6 de fevereiro de 2014.

Na área de concessão da Celesc, pelo segundo dia consecutivo, houve recorde de carga no sistema elétrico, chegando, às 15h, a 5.317,44MW. Com isso, chegam a cinco os recordes da demanda no sistema elétrico - em 15, 16, 17, 29 e 30 de janeiro, totalizando, respectivamente, os valores de 4.875MW, 4.989MW, 5.030MW, 5.243MW e 5.315MW. Veja no gráfico abaixo a curva de subida dessa demanda.

grafico cinco demandas menor

                                                                                                                                           Dados: ONS e Celesc.

 

Aquecida pelas altas temperaturas, a demanda deve subir ainda nessa quinta-feira, 31. De acordo com aviso meteorológico do CIRAM/Epagri, está previsto calor extremo com temperatura próxima a 40°C ou acima, inclusive, em alguns municípios.

Há previsão ainda de pancadas de chuva com risco de temporais localizados, com forte atividade elétrica (raios), ventania e chuva intensa em curto período, com possibilidade de queda de granizo. Essa condição deve se repetir nas tardes e noites dos dois primeiros dias de fevereiro, alerta o aviso meteorológico. Clique aqui para ler mais.

 

 

Saiba também

Demanda de energiaMédia das potências elétricas solicitadas ao sistema elétrico pela carga instalada em operação em uma unidade consumidora ou em um determinado conjunto de unidades consumidoras, durante um intervalo de tempo específico. Demanda é expressa, geralmente, em quilowatts (kW). Demanda máxima, por sua vez, é a maior demanda verificada durante um intervalo de tempo especificado.

Para atender à demanda em sua área de concessão, cada distribuidora de energia realiza estudos destinados à caracterização da carga (ou demanda) para acompanhar a evolução do mercado por classe de consumo (classes: residencial, comercial, industrial, rural, entre outros) e por nível de tensão (Alta Tensão, Média ou Baixa Tensão).

SIN – Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte. A interconexão dos sistemas elétricos propicia a transferência de energia entre esses subsistemas. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.


Conheça mais sobre o Setor Elétrico no Espaço do Consumidor - ANEEL.

 

Por Vânia Mattozo - Assessoria de Comunicação Celesc com informações ONS, Celesc e CIRAM/Epagri.