Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

06.12.18

Salete recebe novo alimentador de energia

A Celesc inaugurou nessa quarta-feira, 5, em Salete, no Vale do Itajaí, alimentador de distribuição de energia elétrica que vai beneficiar 6 mil clientes da região. A inauguração ocorreu na Câmara de Vereadores do município, com a presença do diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Régis Evaloir, e do gerente regional Manoel Arisoli, além de autoridades locais.

alimentador-salete 1

O novo alimentador compreende uma rede de média tensão de 23kV, com 17,2 quilômetros de extensão, que vai da subestação de Taió até o município de Salete, às margens da SC 414. A estrutura foi instalada em 305 postes, com nova tecnologia de rede compacta, que confere mais resistência a intempéries, objetos e galhos de árvores sobre os cabos, um problema comum na região. O novo traçado também traz uma realidade diferente para os serviços de operação e manutenção do sistema, uma vez que permite a aproximação das equipes motorizadas.

"O alimentador antes passava no meio de arrozeiras, longe da pista da SC, o que trazia muita dificuldade para operação", destacou o diretor em sua fala durante a cerimônia, reforçando a melhoria dos indicadores de qualidade e de continuidade que a obra irá proporcionar. Arisoli, por sua vez, complementa que "a obra substitui a antiga rede de distribuição construída fora do traçado da rodovia, em áreas que não permitiam a chegada dos veículos e, desta forma, não nos era permitido, por exemplo, fazer serviços de operação ou manutenção do sistema sem desligamento da rede”.

IMG 5361-1
O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Régis Evaloir; o vice-prefeito de Salete, Adroaldo Brocardo; o gerente regional Manoel Arisoli; a prefeita de Salete, Solange Schlichting; o presidente da Câmera de Salete, Pergentino Manarin; o prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis e o prefeito de Taió, Almir Guski - Foto: Odair José Ferreira/Prefeitura de Salete

A localização da antiga rede também dificultava o atendimento a emergências. "Enfrentávamos sérias dificuldades com as ocorrências, especialmente nas áreas de reflorestamento onde, infelizmente, é comum enfrentarmos problemas com árvores sobre a rede, porque o tempo para recompormos o sistema é bem maior quando tudo precisa ser realizado sem ajuda mecânica", destaca Arisoli.

Além de a estrutura ser mais resistente, o novo alimentador também conta com banco de regulador 50% mais potente que os da antiga rede, passando de 200 para 300 Ampères. Desta forma, fica mantida a qualidade o nível de tensão que chega às unidades consumidoras.

Indiretamente, o novo alimentador também beneficia Rio do Campo, ao oferecer uma nova opção de atendimento aos consumidores naquele município. “Se tivermos problemas com a rede em Rio do Campo, transferimos a carga para o alimentador de Salete e tudo volta ao normal de forma muito mais rápida”, explica o gerente.

Cidades beneficiadas

» Salete

Numero de unidades consumidoras em 11/2008- 2614 clientes – 1.034.000kWh (consumo)

Numero de unidades consumidoras em 11/2018- 3114 clientes - 1.453.208 kWh (consumo)

Em 10 anos, o número de clientes cresceu 19%. Ao mesmo tempo, o consumo cresceu 40%. A alta do consumo foi puxada pelo crescimento industrial do município na última década, liderado pelo pólo de indústrias madeireiras e metal-mecânico. Setor agropecuário forte, com presença de fumo, granjas de suíno e leite.

»Rio do Campo

Número de unidades consumidoras em 11/2008 - 2.404 clientes – 1.072.592 kWh (consumo)

Número de unidades consumidoras em 11/2018- 2.874 clientes - 1.302.006 kWh (consumo)

Em 10 anos, acréscimo de 20% no número de clientes e de 21% no consumo. A economia do município está fortemente associada às atividades agropecuárias, com predomínio das culturas de arroz e fumo, além da presença de granjas de suínos e ovinos.

Por Letícia Bombo (Comunicaz a serviço da Celesc), com fotos da Prefeitura de Salete