Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

22.08.18

Começa o cadastramento de trabalhadores para empreendimento da EDP Transmissão Aliança SC

Ação teve início pelos municípios de Angelina, Siderópolis e Abdon Batista. Previsão é que sejam criadas 2300 vagas no pico das obras

Enquanto aguardam a análise dos estudos ambientais e a emissão das licenças prévia e de instalação, as empresas contratadas pela EDP Transmissão Aliança SC para executar a instalação de novas linhas de transmissão no estado iniciaram o cadastro de interessados em trabalhar nas obras, quando elas forem iniciadas. As cidades de Angelina (região da Grande Florianópolis), Siderópolis (região de Criciúma) e Abdon Batista (região do Planalto Sul) foram escolhidas para sediar este levantamento prévio por estarem localizadas em pontos estratégicos para o empreendimento.

As obras sob a responsabilidade do consórcio formado pela EDP Brasil (90%) e pela Celesc (10%) incluem a construção de cinco novas linhas de transmissão de energia elétrica nas regiões do Planalto Serrano, Grande Florianópolis e Sul de Santa Catarina, que totalizam cerca de 500 km de extensão, além de uma nova subestação 525/230kV em Siderópolis e melhorias nas demais subestações presentes no traçado. O empreendimento soma investimentos de R$ 1,3 bilhão e possui prazo de construção de 24 meses a partir da emissão da licença de instalação.

O cadastro inicial busca profissionais habilitados nas seguintes áreas: armador, auxiliar de topografia, carpinteiro, encarregado de produção, montador, motorista de caminhão munck, motorista de carreta, operador de escavadeira, operador de guindaste, operador de motoniveladora, operador de motosserra, operador de pá carregadeira, operador de perfuratriz, operador de retroescavadeira, operador de trator agrícola, pedreiro e topógrafo. Haverá ainda oportunidades para auxiliar de escritório, auxiliar administrativo, ajudante de serviços gerais e zelador, que não exigem experiência profissional anterior.

De acordo com a complexidade da função exercida, estão previstos treinamentos específicos como, por exemplo, direção defensiva para motoristas, prevenção de acidentes para operadores de motosserra e de máquinas pesadas, entre outros. A previsão é que sejam criadas 2300 vagas de trabalho no pico das obras.

Os interessados em integrar o cadastro reserva podem se dirigir às unidades do SINE em uma das três cidades, ou no órgão municipal parceiro da obra (veja endereços abaixo), munidos de carteira de trabalho, currículo, documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço.

Endereços para cadastramento

Cadastro em Abdon Batista: realizado na Secretaria de Assistência Social: Rua Valeriano Demenech, 833, Centro.

Cadastro em Angelina: realizado em anexo ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.

Agência SINE Criciúma: Rodovia SC-443, km 1, 680, bairro Próspera.

Benefícios regionais

Segundo analisa o presidente da EDP Transmissão Aliança, Luiz Otavio Henriques, o empreendimento vai reduzir o uso da energia proveniente da Usina Termelétrica – UTE Jorge Lacerda, localizada no município de Capivari de Baixo, mais onerosa para o consumidor final, e possibilitar o reforço estrutural do sistema de transmissão já existente. “Trata-se de um investimento que vai proporcionar ao estado de Santa Catarina uma importante expansão na atual infraestrutura energética, necessária para o Estado desenvolver seu potencial econômico”, afirma Henriques. A nova subestação de Siderópolis, por exemplo, vai permitir desafogar a demanda atual sobre a subestação local e, assim, diminuir a dependência da subestação de Forquilhinha.

Municípios na área de influência direta do Empreendimento

Os municípios por onde as obras irão passar são: Biguaçu, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão Pará, São Ludgero, Orleans, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Painel, Lages, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Campos Novos.

Sobre a EDP Transmissão Aliança SC

Razão social do Consórcio Aliança, a EDP Transmissão Aliança SC é uma concessionária de serviço público de energia elétrica constituída em 2017 por meio de uma sociedade de propósito específico formada pela EDP e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), que há mais de 60 anos mantém atividades em Santa Catarina, sendo responsável pela prestação dos serviços de energia elétrica para mais de 90% do território estadual. A Aliança arrematou o lote 21 do Leilão de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 05/16, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para expansão do sistema elétrico de alta tensão em Santa Catarina, para cujas obras está buscando profissionais no mercado.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP Brasil é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

 

Por Assessoria de Imprensa da EDP Transmissão Aliança SC.