Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

05.07.18

Celesc participa das comemorações dos 50 anos da Fetaesc

Foto site 1 web

 

Nesta segunda-feira (02/07), a Celesc apresentou o programa Banho de Energia, desenvolvido em municípios da Serra Catarinense, durante evento que celebrou os 50 anos da FETAESC - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de SC. Realizado no CTG Os Praianos, em São José, o evento reuniu cerca de mil pessoas, que puderam conhecer os benefícios do programa, entre eles, o combate do desperdício de energia e a promoção de uso mais sustentável dos recursos naturais, por meio da instalação de um sistema para esquentar a água das residências reutilizando o calor desperdiçado pelas chaminés dos fogões a lenha, muito comuns em cidades mais frias. Em cinco anos, a Celesc já instalou a tecnologia em quase duas mil unidades consumidoras.


Como funciona

O sistema base do programa foi desenvolvido por Alcino Alano, inventor e parceiro da Celesc. Após período de testes, a invenção foi abraçada pelo Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel. Nela, um trocador de calor é instalado na chaminé dos fogões a lenha para aquecer a água que, então, é armazenada em um reservatório térmico e pode ser distribuída aos chuveiros e torneiras. Outro benefício é a ampliação da eficiência do fogão, que permite a economia de lenha e a redução da emissão de cinza e de fuligem.


Em sua primeira edição, o projeto gerou economia de 1.500MWh/ano, suficiente para abastecer cerca de sete mil residências por mês, e reduziu em mais de 700kWh o consumo nos horários de ponta. Morada de Urupema e beneficiária do projeto, Marlene Lima conta que sua conta já percebe uma redução de 20% em sua conta de luz. "Essa economia faz uma grande diferença no orçamento doméstico. O dinheiro que sobra podemos investir em outras necessidades da casa ou da propriedade", relata.

 

Foto site 2 web

 

Por Heda Wenzel (Comunicaz a serviço da Celesc).