Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

09.04.18

Celesc é parceira na Campanha Abril Verde

A Celesc* esteve no lançamento da Campanha Abril Verde, destinada à prevenção de acidentes laborais, realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na última terça-feira, 3, na Capital. A escolha do mês remete à mobilização internacional de 28 de abril, data instituída como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

forum capa

O lançamento teve coletiva de imprensa concedida pelo coordenador do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador de Santa Catarina, com a participação do gestor Regional do Trabalho Seguro em Santa Catarina (TRT/SC), do chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalhador (MTe) e da diretora da Vigilância Sanitária Estadual (DIV-SC), sobre número de acidentes de trabalho no estado. Na ocasião, foi feita a abertura da exposição fotográfica "Trabalhadores", que ficará no hall no MPT na primeira quinzena desse mês e, em seguida, na Assembleia Legislativa – ALESC.

forum 1

forum 2

Segundo os dados apresentados, Santa Catarina teve, em média, uma morte por acidente de trabalho a cada três dias, totalizando 118 casos em 2017.

De 2006 a 2015, o número de mortes chegou a 2.674, conforme o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde. Desse total, 93% eram homens e 7% mulheres.

Os acidentes de transportes foram responsáveis por 52% dessas mortes. As provocadas por quedas ficaram em segundo lugar, com 20%. Em terceiro lugar (11%), estão as vítimas por esmagamentos, impactos e explosões. Depois vêm 8% de casos de mortes por corrente elétrica e 8% por outras causas.

Os dados apresentados mostram que o risco de morte por acidente de trabalho é maior no Meio Oeste (10,1 para 100 mil pessoas) bem acima do risco na Grande Florianópolis (3,6 a cada 100 mil).

O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), por sua vez, aponta que, no referido período, Santa Catarina liderou a taxa média de mortalidade por acidentes de trabalho no Sul: 7 a cada grupo de 100 mil pessoas. No Paraná, a taxa média foi de 6,5 e, no Rio Grande do Sul, de 3,8.

forum 0

A Celesc participa do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador de Santa Catarina e é parceira no Programa Trabalho Seguro. *No evento, a Empresa foi representada pela técnica de Segurança do Trabalho, Cibele Regina Willms (DVSS/DPGP). Ela destaca a "importância da participação da Empresa em meios que disseminam a reflexão, em busca da prevenção e redução dos acidentes de trabalho".

Desde 2013, a Celesc mantém o Programa Celesc Segura, dedicado às ações de proteção e cuidado com o trabalhador, inclusive neste ano estamos com a Campanha com enfoque no “Círculo da Segurança” (abaixo).

phoca thumb l circulo de segurança - familia


Por Vânia Mattozo - Assessoria de Comunicação Celesc.