Geral

Serviços ao
Consumidor

Notícias Celesc

14.07.17

Ocorrência na rede básica de transmissão de energia afeta municípios do alto vale e do planalto catarinense

Florianópolis, 14 de julho de 2017, 15h - A Celesc informa que a queda de energia que afetou a região do Alto Vale e do Planalto catarinense na manhã dessa sexta-feira, 14 de julho, foi ocasionada por um defeito que atingiu as quatro linhas de transmissão 230 mil volts da Rede Básica, que interligam a Usina Barra Grande às subestações de Abdon Batista e Lages, instalações estas, não pertencentes ao sistema da Celesc.

A falha foi identificada à 01h16 da madrugada, sendo que daquele momento até o início da manhã, não houve queda de energia, por ser um período de baixa demanda do sistema. A este quadro, somou-se um período de menor geração de energia da Usina Salto Pilão, localizada em Lontras. Esta situação ocasionou um desligamento em cascata, exigindo um trabalho coordenado da Celesc para evitar mais interrupções. No auge da ocorrência, foram registrados cerca de 310 mil unidades consumidoras sem energia.

Como as equipes da Celesc já estavam monitorando o sistema desde a madrugada, quando foi comunicada do problema na Rede Básica pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o trabalho de recuperação de carga foi agilizado, tendo sido iniciado às 11h15 e até às 11h40 todo o sistema já estava recomposto.

A Celesc continua monitorando o sistema, sujeito a oscilações. Foram necessários, no início da tarde, desligamentos preventivos por breves períodos nas subestações de Orleans, São Joaquim, Santa Cecília e São Cristóvão.

Neste momento, apenas grandes indústrias operam com fornecimento reduzido, para evitar sobrecarga do sistema. O trabalho deve continuar até que o ONS confirme a recuperação total das instalações da Rede Básica. Enquanto isso, a Celesc não descarta a possibilidade de realizar cortes preventivos de carga em situações pontuais e de maneira controlada. A expectativa é de que a situação esteja normalizada até o próximo domingo, 16 de julho.