Distribuicao 01

Tarifas

Como é efetuado o cálculo da tarifa de energia elétrica?

A tarifa de energia elétrica é calculada da seguinte forma: estimam-se os custos com geração, transmissão e distribuição de energia. Acrescentam-se os valores estipulados como encargos e divide-se esse valor pelo mercado da distribuidora para obter a tarifa a ser cobrada dos consumidores. Sobre esse valor ainda incidem PIS, COFINS E ICMS.

Ver alíquotas.

Como obter informações sobre a tarifa de energia elétrica?

Os valores das tarifas e tributos você encontra no nosso site, em Tarifa convencional sem tributos e Taxas de Serviços.

Como são reajustadas as tarifas da Celesc?

As tarifas da Celesc são reajustadas anualmente, respeitando o marco regulatório setorial, sendo que a variação ocorre apenas no mês de agosto de cada ano, de modo que tal reajuste ainda varia de acordo com cada modalidade tarifária.

A Celesc aplica tarifa diferenciada?

Em conformidade com a Resolução Normativa no 407, de 27 de julho de 2010, da ANEEL, que regulamenta a aplicação da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE, a Celesc aplica a tarifa diferenciada, de acordo com o art. 3o, para unidades consumidoras classificadas na Subclasse Residencial Baixa Renda.

Quem tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE?

De acordo com o art. 3o da Resolução Normativa no 407, de 27 de julho de 2010, da ANEEL, as unidades consumidoras serão classificadas na Subclasse Residencial Baixa Renda, desde que sejam utilizadas por:

I - família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou

II - quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei no 8742, de 7 de dezembro de 1993; ou

III – família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.