Distribuicao 01

Ligação Nova - Via Loja de Atendimento

Onde posso solicitar uma ligação nova?

Para Solicitar a Ligação nova Via e-mail, clique aqui.

Em uma unidade de atendimento presencial da Celesc.

 Em algumas localidades, os pedidos de ligação são condicionados à apresentação de documentos específicos (originais), emitidos pela prefeitura do município e/ou por órgão de licença ambiental.

Acesse o nosso artigo Mais sobre Ligação Nova e saiba quais localidades têm restrições.

 O que é necessário para solicitar uma ligação nova? 

 

» apresentar, em uma loja de atendimento, as cópias simples mediante apresentação dos originais ou cópias autenticadas da documentação descrita abaixo;

» que o padrão de entrada esteja pronto;

» a relação de equipamentos/carga a ser utilizada no imóvel – (ex: quantidade de lâmpadas, TVs etc.);

» o tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica);

» o endereço completo do imóvel, com ponto de referência.

Caso o cliente e a unidade consumidora não possuam débitos:


Pessoa física

  • Formulário do site assinado.
  • Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas.

Pessoa física – indígena

  • Formulário do site assinado.
  • Documento original do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Pessoa física - estrangeiros

  • Formulário do site assinado.
  • Passaporte original.
  • Documento CPF emitido para estrangeiros.

Pessoa jurídica – Empresa Ltda

  • Formulário do site assinado pelo representante legal da empresa.
  • Cartão do CNPJ.
  • Última alteração do contrato social se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes). O contrato é aceito tanto na via original, quanto cópia autenticada ou cópia impressa contendo o certificado timbrado da JUCESC.
  • Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal da empresa.
  • Se o pedido for assinado pelo procurador, este deverá juntar:
    • o procuração pública ou administrativa (essa com firma reconhecida).
    • o RG e CPF originais (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do procurador.

Pessoa jurídica – Empresa individual

  • Formulário do site assinado pelo representante legal da empresa.
  • Cartão do CNPJ.
  • Formulário de empresário individual.
  • Apresentar documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal da empresa.
  • Se o pedido for assinado pelo procurador, este deverá juntar:
    • o Procuração pública ou administrativa (essa com firma reconhecida);
    • o Apresentar documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do procurador.

Pessoa jurídica – Associação/Condomínios/Sociedades Anônimas (SA)

  • Formulário do site assinado pelo representante legal;
  • Cartão do CNPJ.
  • Estatuto Social;
  • Ata com eleição da última diretoria. No caso de Síndico de Condomínios, ata da Assembléia que nomeou o Síndico.
  • Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal.
  • Se o pedido for assinado pelo procurador, este deverá juntar:
    • o Procuração pública ou administrativa (essa última com firma reconhecida);
    • o Apresentar documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do procurador.

ATENÇÃO: Além de apresentar as informações citadas anteriormente, o cliente que solicitar a ligação nova para unidade consumidora com débito e alegar que o débito não é seu, deverá apresentar documento que comprove que não estava de posse do imóvel, segundo a orientação abaixo:

Caso a unidade consumidora possua débitos vencidos ou a vencer (independente do cliente): 

Caso o solicitante seja o proprietário: 

- Apresentar escritura do imóvel para verificar a propriedade do imóvel e justificar ausência de responsabilidade sobre os débitos de terceiros. Deve conter o endereço do imóvel de forma clara e completa (logradouro, número predial e cidade). Se o endereço não estiver atualizado, apresentar um dos seguintes documentos: IPTU; ITBI; ITR; cadastro imobiliário municipal; ou uma declaração da prefeitura informando o endereço completo com o nº do imovel.

- contrato de compra e venda com as assinaturas do vendedor e comprador reconhecidas em cartório, acompanhado de cópia da escritura ou registro de imóvel do proprietário anterior ou IPTU/ITBI/ITR, cadastro imobiliário municipal ou uma declaração da prefeitura, a fim de comprovar que a venda é legítima, porém ainda não foi transferido para o nome do proprietário atual. No caso de contrato emitido por órgão oficial (instituição bancária), pode ser dispensado o registro ou escritura em nome do proprietário atual. No caso de contrato emitido por órgão oficial (instituição bancária), pode ser dispensado o registro ou escritura em nome do vendedor.

Caso o solicitante seja o inquilino: 

- Apresentar contrato de locação com as assinaturas do locador e locatário devidamente reconhecidas em cartório (o reconhecimento das firmas deve ter ocorrido no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da assinatura do contrato) acompanhado de cópia do documento que comprove que o locador é o proprietário do imóvel, cópia da escritura ou registro do imóvel do proprietário ou IPTU/ITBI/ITR ou cadastro imobiliário municipal ou uma declaração da prefeitura; ou

- doação com as assinaturas do doador e beneficiário, reconhecidas em cartório, acompanhado de cópia da escritura ou registro do imóvel do proprietário ou IPTU, ITBI, ITR, cadastro imobiliário municipal ou declaração da prefeitura que comprove a legitimidade do doador sobre o imóvel.

 Caso o solicitante seja o arrendatário: 

- Apresentar contrato de arrendamento/comodato com as assinaturas do proprietário e arrendatário ou comodatário, reconhecidas em cartório, com cópia da escritura ou registro do imóvel do proprietário ou IPTU, ITBI, ITR, cadastro imobiliário municipal ou uma declaração da prefeitura que comprove a legitimidade do cedente sobre o imóvel; ou

Caso o Solicitante seja o Inventariante

 -Apresentar a nomeação do Juízo como inventariante-  formal de partilha.
Obs: Obrigatoriamente, deve ser apresentado o documento descrito acima. Não é aceita apenas a tela do processo.
 

Caso não seja comprovada a isenção de responsabilidade, os débitos (vencidos e a vencer) deverão ser quitados.


No caso de sucessão comercial, os débitos da Unidade Consumidora deverão ser, obrigatoriamente, quitados.


OBSERVAÇÃO: 
Para pedidos de ligação para classe rural, os documentos que devem ser apresentados são:

- Cópia simples do Certificado do imóvel rural feita pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que esteja em nome do titular da Unidade Consumidora.

- Cópia simples do Comprovante de produtor rural (nota fiscal de venda do produto, dos últimos 12 meses), que esteja em nome do titular e com endereço da Unidade Consumidora. 

- CPF;

RG ou outro documento oficial com foto.


OBSERVAÇÃO: A confirmação da atividade exercida no local será feita em campo, pelo eletricista.

 

  • O pedido de ligação nova, para pessoa física, por ser efetuado por terceiros?

Sim. O solicitante deverá apresentar cópia autenticada ou cópia simple mediante apresentação do original da  procuração específica para esse fim, com firma reconhecida, cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação dos originais do RG e CPF do novo titular, além das cópias autenticadas ou cópia simples mediante apresentação dos originais da Carteira de Identidade e CPF.

Clique aqui para obter um modelo de procuração.

  • O pedido de ligação nova, para pessoa jurídica, por ser efetuado por terceiros?

Sim. O solicitante deverá apresentar, além da documentação exigida, cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação do original da procuração específica para esse fim, emitida pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida em cartório, além das cópias autenticadas ou cópia simples mediante apresentação dos originais da Carteira de Identidade e CPF e também do representante legal.

Clique aqui para obter um modelo de procuração.

  • Qual o prazo para o atendimento da ligação nova?

O prazo para atendimento de um pedido de ligação nova, conforme artigos 30 e 31 da Resolução 414/10/ANEEL, em área urbana é de até 3 (três) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 2 (dois) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria. Em área rural, o prazo é de até 5 (cinco) dias úteis para a vistoria, a partir do pedido, mais 5 (cinco) dias úteis para a execução do serviço, a partir da aprovação da vistoria. Os casos de carga declarada igual ou superior a 30.000 Watts, ficam condicionados a estudo de viabilidade técnica.

  • Há cobrança de taxas?

Não há cobrança de taxas, entretanto, caso a instalação elétrica seja reprovada por não atender aos padrões técnicos vigentes, haverá cobrança da(s) vistoria(s) subsequente(s).