Geral
Distribuicao 01

Serviços ao
Consumidor

Bônus Eficiência Energética

O que é?

O Projeto de Eficiência Energética denominado Bônus Eficiente III visa contemplar os consumidores residenciais que estejam adimplentes com a Celesc Distribuição com um bônus de 50% para a substituição de eletrodomésticos antigos (pelo menos cinco anos de uso) por equipamentos mais eficientes.


Por que a Celesc está realizando esse projeto?

A Celesc está realizando esse projeto em cumprimento a obrigações legais, nos termos das Leis n° 9.991/2000, n° 11.465/2007, n° 12.212/2010 e da Resolução ANEEL nº 556/2013, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Qual empresa irá operacionalizar o projeto?

A empresa que irá operacionalizar o projeto é a Lojas Colombo, contratada por meio de processo licitatório. São 43 lojas distribuídas no estado de Santa Catarina, além do canal de televendas 0800 642 4242.



Qual o período de vendas?

As vendas serão iniciadas em 8 de agosto de 2016 e encerram quando finalizado o estoque de 12.000 eletrodomésticos, divididos entre refrigeradores, freezers e splits, além de mais 15.000 kits de lâmpadas. A previsão é que as vendas sejam realizadas ao longo de três meses.

Quais os requisitos para participar?

O cliente deverá atender todos os requisitos abaixo para se tornar apto a receber o bônus:

a. Ser cliente residencial da Celesc Distribuição;

b. Ser cliente pessoa física;

c. Estar adimplente com a Celesc Distribuição;

d. Possuir um eletrodoméstico usado (refrigerador de uma ou duas portas, freezer vertical ou horizontal, ou ar condicionado janela), funcionando, com pelo menos cinco anos de uso;

e. Possuir três lâmpadas incandescentes usadas;

f. O titular da fatura deverá comparecer às Lojas Colombo e assinar o termo de adesão ao projeto.



Preciso ir até a Celesc realizar algum cadastro para participar?

Não, todo o processo de adesão ao projeto acontece em qualquer Lojas Colombo de Santa Catarina.


Como faço para verificar se meu cadastro está correto e se estou adimplente?

O cliente poderá verificar algumas informações constantes na fatura de energia elétrica:

a. Pessoa Física: verificar se consta o número do CPF do titular. Cadastros com pessoa jurídica (CNPJ) não são aptos ao projeto.

b. Adimplência: verificar no histórico de consumo e pagamento se não há faturas vencidas em aberto.

c. Classe: verificar se faz parte classe residencial (urbano ou rural).

Como as Lojas Colombo irão verificar se estou apto?

No momento da venda, o vendedor das Lojas Colombo verifica junto à Celesc, por meio de sistema online, se o cliente está apto ou não. Caso não esteja apto, não será possível realizar a venda.

 

Sou cliente residencial, mas a fatura indica outra classe. Como posso atualizar meu cadastro?

Se o cliente é residencial, mas o cadastro da Celesc está incorreto (informando industrial, comercial etc), ele deverá procurar uma das lojas de atendimento da Celesc para atualizar seu cadastro.

Os dados do titular estão desatualizados. Como posso atualizar?

Caso os dados do titular estejam desatualizados em virtude de mudança de endereço, falecimento, entre outros, o novo titular deverá solicitar a atualização em uma loja de atendimento da Celesc.

Não sou o titular da conta de energia. Posso realizar a compra?

Não. Somente o titular da fatura de energia elétrica poderá realizar a compra.

Como participar?

O cliente interessado deverá ir até uma das Lojas Colombo de Santa Catarina, levando RG, CPF, uma fatura recente da Celesc e informações sobre o equipamento que irá entregar para descarte em troca do desconto. As informações necessárias são:

 

  MARCA E MODELO

 

  Nº DE PORTAS

 

   CAPACIDADE/VOLUME (litros)

 

   COR     

 

 


(__) 1 porta    

(__) 2 portas

 

 

 

 

 TECNOLOGIA

  

  TEMPO DE USO (EM ANOS)

 

   

   TENSÃO

 

 

(__) Convencional     

(__) FrostFree

 

 

(__) entre 5 e 10     

(__) entre 10 e 15     

(__) mais de 15

 

(__) 127V  

(__) 220V

 

 As informações do equipamento serão conferidas no momento da entrega do equipamento novo e, caso não sejam verdadeiras, poderá acarretar no cancelamento da venda.

 

Posso adquirir qualquer equipamento participante do projeto?

Não. O projeto tem como objetivo estimular a eficiência energética e, consequentemente, a redução no consumo de energia. Dessa forma, o equipamento que poderá ser adquirido pelo consumidor depende do modelo que será entregue para descarte, conforme condições abaixo:

 

CONDIÇÕES DE TROCA

 

Se o cliente possui:

Pode adquirir:

NÃO pode adquirir:

Refrigerador

Refrigerador 1 ou 2 portas

Split e freezer vertical

Ar condicionado janela

Split

Freezer vertical e refrigerador

Freezer vertical ou horizontal

Freezer vertical

Refrigerador e split

 


Posso entregar qualquer equipamento para descarte?

Não. O equipamento (refrigerador, freezer ou ar condicionado janela) que o cliente já possui e que será entregue para descarte deverá ter pelo menos cinco anos de uso e deve estar funcionando. De acordo com o modelo adquirido, deve ser descartado um equipamento equivalente, conforme detalhado na tabela:

REGRAS PARA DESCARTE

 

Equipamento adquirido

Deve entregar para descarte:

Refrigerador 1 ou 2 portas

Refrigerador 1 ou 2 portas

Split

Ar-condicionado de janela

Freezer vertical

Freezer vertical ou horizontal

As lâmpadas entregues devem ser incandescentes e devem estar funcionando.


Clientes de todas as classes sociais podem participar ou o projeto é destinado apenas a clientes baixa renda?

Poderão participar do projeto todos os clientes residenciais da Celesc que atendam aos requisitos de participação, independente da renda ou classe social.

Onde encontro a lista de lojas participantes do projeto?

As Lojas Colombo possuem 43 lojas espalhadas em todas as regiões do estado de Santa Catarina, além do televendas 0800 642 4242. A lista de lojas pode ser verificada no site das lojas Colombo, neste link. A aquisição pode ser feita em qualquer uma das lojas participantes e a entrega será feita no endereço constante na fatura de energia elétrica, em qualquer região da área de concessão da Celesc.

Haverá vendas pela internet?

Não haverá vendas pela internet. As vendas com bônus serão realizadas exclusivamente nas lojas físicas participantes e pelo televendas 0800 642 4242.

 
Posso parcelar o valor que vou pagar pelo produto?

Sim. A parte do valor que é de responsabilidade do consumidor (50% do valor do refrigerador, freezer ou split) poderá ser parcelada diretamente com as Lojas Colombo. A forma de pagamento e as condições de parcelamento são de responsabilidade da loja junto ao consumidor.

Posso escolher o local de entrega?

O local de entrega do novo equipamento e recolhimento do produto antigo (refrigerador, freezer e lâmpadas) será, obrigatoriamente, no endereço constante na fatura de energia elétrica. Algumas informações do endereço serão validadas pelo sistema no momento da compra. Não é possível solicitar a entrega em outro endereço. É recomendável informar um ponto de referência para a entrega.

Quantos produtos posso adquirir?

Cada unidade consumidora (UC)*poderá adquirir apenas um equipamento, que poderá ser refrigerador, freezer ou split. Caso o titular possua mais de uma unidade consumidora, poderá ser adquirido um equipamento para cada unidade consumidora.

* número de identificação informada no canto superior da fatura de energia.

Por que preciso entregar três lâmpadas incandescentes e adquirir o kit de lâmpadas junto com o refrigerador ou freezer?

O Bônus Eficiente é um projeto de eficiência energética realizado em conformidade com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para viabilizar esse projeto, é necessária a substituição de três lâmpadas incandescentes por cliente. Por isso, para obter o desconto na aquisição do novo refrigerador ou freezer, é obrigatória a entrega de três lâmpadas incandescentes para descarte e a aquisição do kit com três lâmpadas eficientes.

Preciso apresentar a nota fiscal do meu equipamento usado?

Não é necessário possuir a nota fiscal do equipamento usado.

Em que momento o equipamento antigo será recolhido?

Os equipamentos (refrigerador, freezer ou ar-condicionado de janela + lâmpadas) serão recolhidos no momento da entrega do equipamento novo. Deverá ser entregue o mesmo equipamento informado no momento da compra.

O produto antigo precisa estar funcionando?

Sim, tanto o refrigerador, quanto o freezer, o ar condicionado e as lâmpadas deverão estar funcionando e devem pertencer ao endereço da unidade consumidora que consta na fatura de energia elétrica.

O que a Celesc irá fazer com os equipamentos antigos?

Todos os equipamentos recolhidos das residências serão destinados para reciclagem, conforme normas ambientais, que garantem a preservação do meio ambiente em todo o  processo.

Posso utilizar frete próprio para levar meu equipamento antigo até a loja e buscar o equipamento novo?

Não. Todos os equipamentos vendidos pelo projeto serão entregues diretamente na casa do cliente a partir do depósito central das Lojas Colombo. Isso é necessário para que haja validação dos dados e conferência dos documentos apresentados pelo cliente.

Quais são os prazos de entrega?

Até 90 dias corridos. Geralmente, o prazo máximo (90 dias) será observado nas regiões mais distantes do depósito central e em regiões onde as vendas tiverem menor volume ou, ainda, nos clientes que forem sorteados para participar da etapa de Medição e Verificação de Consumo.

O que é a etapa de medição e verificação de consumo (m&v)? Quem irá participar e como funciona?

A etapa de medição e verificação é uma obrigatoriedade segundo a regulamentação da Aneel, de forma a verificar o consumo de energia e a economia que será proporcionada pelo projeto. Nessa etapa, apenas alguns consumidores serão sorteados para participar.

A medição e verificação de consumo consiste na instalação de um equipamento que irá monitorar o consumo do refrigerador, freezer ou ar condicionado antigo durante sete dias e, após o recebimento do equipamento novo, o equipamento irá monitorar o consumo de energia por mais sete dias. Também serão verificadas as lâmpadas incandescentes e as lâmpadas eficientes. A seleção e sorteio dos consumidores será baseada no tipo de equipamento encaminhado para descarte e no tipo de equipamento adquirido.

Posso me recusar a participar da etapa de medição e verificação de consumo?

Não. Como condição à adesão ao projeto e obtenção do desconto de 50%, o cliente concorda no termo de adesão que poderá ser sorteado a participar da etapa de medição e verificação.

O que é o termo de adesão?

O termo de adesão será preenchido pelo titular da Unidade Consumidora no momento da compra do equipamento e formaliza a adesão ao projeto e a concordância com os termos. No termo também irão constar os dados do equipamento que será entregue para descarte.

O que é termo de entrega?

O termo de entrega será preenchido pelo morador que receber o novo equipamento e entregar o equipamento antigo. Esse documento comprova o recebimento dos produtos adquiridos. Juntamente com o termo, o entregador irá registrar algumas fotografias do produto novo e do produto antigo.

Clientes de outras concessionárias ou cooperativas de energia terão direito de participar?

Não. Somente poderão participar do projeto e ter direito ao bônus os clientes residenciais da Celesc Distribuição.

Quais serão os modelos ofertados e os preços praticados pelas Lojas Colombo para o projeto?

Confira os preços na tabela abaixo. Lembrando que o cliente que aderir ao projeto irá foram pagar à loja 50% do valor do produto e receberá 50% de desconto, que será pago pela Celesc diretamente à loja. Para o kit de lâmpadas eficientes, a Celesc pagará o valor integral diretamente à loja.

 

Produto

 

 

Modelo

 

 

   Quantidade     

 

 

  Celesc Paga     

 

 

    Cliente Paga    

 

Lâmpada LED 9 W

INTRAL ALEDIS BULBO

30000

             25,00

                    -  

Lâmpada LED 7,5 W

INTRAL ALEDIS BULBO

15000

             25,00

                    -  

Condicionador de ar Split Hi Wall 9.000 Btu´s - quente/frio 220V

CONSUL CBZ09

2000

          725,50

          725,50

Condicionador de ar Split Hi Wall 12.000 Btu´s - quente/frio 220V

CONSUL CBZ12

1000

          814,50

          814,50

Refrigerador de 1 Porta, Frost Free, até 300 litros

CONSUL CRB36

4000

          791,00

          791,00

Refrigerador de 2 Portas, Frost Free, 350 a 400 litros

BRASTEMP BRM39

900

       1.083,00

       1.083,00

Refrigerador de 2 Portas, Frost Free, 400 a 420 litros

CONSUL CRM51

900

       1.248,00

       1.248,00

Refrigerador de 2 Portas, Frost Free, 420 a 450 litros

CONSUL CRM55

700

       1.421,00

       1.421,00

Congelador Vertical de 1 Porta, mínimo de 140 litros

CONSUL CVU20

2500

          703,00

          703,00

 

Observações:

a. Todos os equipamentos são 220V.

b. No preço está incluído o valor do frete para todas as regiões da área de concessão da Celesc Distribuição. 

 

Qual a tensão dos produtos disponível para aquisição? Posso adquirir produtos 127v ou 220v?

Estarão disponíveis para aquisição apenas produtos 220V (refrigeradores e freezers). As lâmpadas são bivolt.

Os produtos possuem garantia? Em caso de dúvidas ou defeito, como devo proceder? 

Todos os equipamentos adquiridos possuem períodos de garantia, conforme indicado abaixo:

- Refrigeradores: garantia de 1 ano

- Freezers: garantia de 1 ano

- Split: garantia de 1 ano

- Lâmpada Bulbo LED 7,5W: garantia de 1 ano

- Lâmpada Bulbo LED 9,5W: garantia de 1 ano


Em caso de defeito constatado ou em caso de dúvidas no uso do equipamento, o consumidor deverá entrar em contato com a assistência técnica dos fabricantes conforme manual de instruções do equipamento.