Geral
Distribuicao 01

Serviços ao
Consumidor

Ligação Nova - Via E-mail

Como solicitar o serviço?

Encaminhe a documentação e os formulários, conforme descrito no procedimento abaixo para o e-mail liga@celesc.com.br

Qual o prazo para o atendimento da ligação nova?

A vistoria deve ser efetuada em até 3 (três) dias úteis na área urbana e 5 (cinco) dias úteis na área rural, contados da data da solicitação de fornecimento ou do pedido de nova vistoria.
A ligação deve ser realizada, logo após a aprovação da vistoria, nos prazos abaixo:
- 2 (dois) dias úteis, para Unidades Consumidoras localizadas em área urbana;
- 5 (cinco) dias úteis, para Unidades Consumidoras localizadas em área rural.

Há cobrança de taxas?

Não há cobrança de taxas, entretanto, caso a instalação elétrica seja reprovada por não atender aos padrões técnicos vigentes, haverá cobrança da(s) vistoria(s) subsequente(s). Caso o pedido de ligação seja para tipo de ligação superior ao definido para a carga declarada, haverá a cobrança da diferença do custo do medidor, conforme descrito abaixo:

Para parametrização do sistema, os limites que a Celesc utiliza para definir o tipo de ligação ideal para o consumidor são:

- Monofásica = 01 fase, 02 fios na tensão 380/220V (carga Instalada até 15 kW);
Bifásica = 02 fases, 03 fios na tensão 380/220V (carga instalada acima de 15 até 25 kW ou que possua equipamento bifásico);
Trifásica = 03 fases, 04 fios na tensão 380/220V (carga instalada acima de 25 até 30 kW ou que possua equipamento trifásico);
Trifásica = 03 fases, 04 fios na tensão 380/220V (carga instalada acima de 30kW até 75 kW ou que possua equipamento trifásico).

Com exceção de apartamentos e salas que fazem parte de condomínios, a opção por um tipo de fornecimento superior ao definido pela carga declarada implica em diferença no custo da medição, o qual será cobrado na primeira fatura emitida para a Unidade Consumidora.

Diferença no custo de medição:

Monofásico para Bifásico: R$ 120,91;
Monofásico para Trifásico: R$ 147,75;
Bifásico para Trifásico: R$ R$ 26,84.

O que é necessário para solicitar uma ligação nova?

- Em algumas localidades, os pedidos de ligação são condicionados à apresentação de documentos específicos (cópias autenticadas), emitidos pela prefeitura do município e/ou por órgão de licença ambiental. Porém, pedidos de ligação nova para apartamento ou salas comerciais, onde o condomínio já está ligado, não há necessidade de apresentação da referida documentação, uma vez que o documento, obrigatoriamente, já foi apresentado anteriormente na aprovação da ligação do condomínio. Acesse o nosso artigo Mais sobre Ligação Nova e saiba quais localidades têm restrições;

- O padrão de entrada deve estar pronto conforme normas técnicas da Celesc;

- O tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica), o endereço do imóvel, com ponto de referência. Caso possua o número da Unidade Consumidora, informe no campo específico deste formulário de solicitação de ligação nova.

- A relação de equipamentos/carga a ser utilizada no imóvel – (ex: quantidade de lâmpadas, TVs etc.) preenchida neste formulário de declaração de carga.

- Imprimir, preencher e assinar o formulário de solicitação ligação nova bem como a declaração de carga, reunir a documentação necessária e enviar por e-mail liga@celesc.com.br

Documentos Necessários:

Pessoa física:

- Cópia Simples do CPF e da Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto. Para estrangeiros, CPF e RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte. Os indígenas devem apresentar cópia simples do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) caso não possuam CPF e RG.

Solicitação efetuada por terceiros: O solicitante deverá apresentar cópia simples da procuração específica para esse fim, com firma reconhecida, cópia simples do RG e CPF do novo titular, além da cópia simples da Carteira de Identidade e CPF. Clique aqui para obter um modelo de procuração.

Pessoa jurídica:

O representante legal deverá apresentar:

a) Organizações regidas por Contrato Social: Cópia simples do contrato social e última alteração contratual, cópia simples do cartão do CNPJ , cópia simples do documento de identificação oficial com foto e do CPF do representante legal.

b) Organizações regidas por Estatuto:
Cópia simples do estatuto, cartão do CNPJ, cópia simples do documento de identificação oficial com foto e CPF do representante legal, além da cópia simples da documentação que lhe habilite (ata de nomeação de síndico, ata de eleição de presidência, ata de administrador legal, etc);

c) Empresário Individual (EI) e Micro Empresário Individual (MEI):
Cópia simples do requerimento de EI ou MEI, cartão do CNPJ, cópia simples do documento de identificação oficial com foto e CPF do empresário.

Solicitação efetuada por terceiros: Além da documentação anteriormente citada, cópia simples da procuração específica para esse fim, emitida pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida em cartório, além da cópia simples da Carteira de Identidade e CPF do representante legal. Clique aqui para obter um modelo de procuração.

Atenção:

Para pedidos em nome de pessoa Física ou Jurídica, deve ser observado:

- Caso o pedido seja para uma unidade consumidora que já foi ligada no endereço informado, havendo débitos pendentes na unidade consumidora, caso ocorra sucessão comercial, os débitos da Unidade Consumidora deverão ser, obrigatoriamente, quitados para que o pedido de ligação seja gerado.

- Para Unidades Consumidoras que possuem débitos, no caso de alegação de isenção de responsabilidade sobre os débitos, o pedido deverá ser feito, EXCLUSIVAMENTEnas lojas de atendimento presencial da Celesc, sendo que os contratos ou escritura devem estar em nome do interessado em ser o novo titular da unidade e devem demonstrar que o imóvel não estava em posse do interessado. (as assinaturas dos contratos deverão estar reconhecidas em cartório.). Documentos aceitos para isenção de responsabilidade sobre débitos (Original ou Cópia Autenticada) :

- Contrato de compra e venda;
- Contrato de promessa de compra e venda;
- Contrato de locação; (Caso seja apresentado contrato de locação- novo inquilino- para se isentar do pagamento dos débitos, o reconhecimento das firmas deve ter ocorrido no prazo de 30 dias, contados a partir da assinatura do contrato).
- Contrato de doação;
- Contrato de arrendamento;
- Contrato de comodato;
- Escritura pública.

Caso o débito seja pago, o pedido poderá ser feito por e-mail.

 

- Este procedimento deve ser realizado para pedidos de ligação com carga instalada de até 75kW. Pedidos com carga instalada acima de 75kW deverão ser solicitadas via atendimento do Grupo A (alta tensão). Os telefones e endereços do atendimento GRUPO A estão disponíveis através do teleatendimento comercial – 0800 48 0120.

- Para Ligação Trifásica com carga instalada entre 60kW e 75 kW, com disjuntor de 125 ampéres, deverá ser apresentado documento de responsabilidade técnica por profissional habilitado via PEP (Sistema de cadastramento de projetos elétricos. Deve ser acessado pelo profissional habilitado, via Agência Web da Celesc. http://pep.celesc.com.br/ .

- Para solicitar a ligação definitiva para condomínios ou quadro com agrupamento de medidores (quadro para instalação de quatro ou mais medidores, possuindo barramento comum e disjuntor de proteção geral da instalação e individuais para cada unidade consumidora) deverá ser informado no e-mail o número do projeto elétrico aprovado pela Celesc.

- Para pedidos de ligação para classe rural, os documentos que devem ser apresentados são:

- Cópia simples do Certificado do imóvel rural feita pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que esteja em nome do titular da Unidade Consumidora.
- Cópia simples do Comprovante de produtor rural (nota fiscal de venda do produto), que esteja em nome do titular da Unidade Consumidora.

A confirmação da atividade exercida no local será feita em campo pela Celesc.

Caso o novo titular da Unidade Consumidora ou algum integrante da família possua direito ao beneficio da Tarifa Social de Energia Elétrica, anexe no e-mail:

– Cópia simples do cartão do benefício social ou da declaração que possua o número de Identificação Social – NIS ou Número do Benefício – NB;
– Cópia Simples do CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto do beneficiário.

Orientações Importantes:

- Antes de enviar o e-mail, verifique se os formulários estão corretamente preenchidos e se a documentação necessária está correta. Isso evita que o pedido de Ligação Nova seja rejeitado por falta de informações ou ausência de documentos obrigatórios.
- Os e-mails com as solicitações de Ligação Nova são verificados entre 8h e 18h, de segunda à sexta-feira, em dias úteis. O setor que recebe os e-mails leva, em média, 24 horas (dias úteis) para fazer a análise da solicitação, gerar o pedido de ligação no sistema, e responder o e-mail ao consumidor. Após esse prazo, caso o consumidor não receba um e-mail com a confirmação da geração do pedido de ligação nova ou com os motivos da rejeição do pedido, deve ligar para o telefone 0800 48 0120 para verificar se houve algum problema no recebimento do e-mail com a solicitação.