Holding Florianópolis

Estratégia para a Sustentabilidade

O Plano Diretor Celesc 2030 sintetiza os objetivos e metas de longo prazo estabelecidas para a administração sustentável da Companhia. O documento define princípios e diretrizes para 5, 10 e 15 anos, e tem como pilares estratégicos: potenciar a geração de valor; criação de valor com crescimento; e transformar o grupo através dos empregados.

Em seu plano de longo prazo existem metas físicas, financeiras e de sustentabilidade, que objetivam posicionar a Celesc como uma das empresas referência no setor de energia.

celesc-2030

 

A meta de sustentabilidade está focada no reforço e valorização de compromissos com Pessoas; Governança Corporativa; Responsabilidade Socioambiental; e Gestão Pública.

Além disso, a preocupação com a Sustentabilidade está estampada na Missão e Valores da Companhia, construídas de modo a transmitir as mensagens de Integração, Sustentabilidade, Eficiência e Responsabilidade Socioambiental.

missao-visao-valores

A Celesc e a Sustentabilidade

O compromisso da Celesc com a Sustentabilidade está amparado em nossas políticas corporativas, projetos socioambientais e de eficiência energética, bem como em planos de ação, como o Programa de Eficiência Operacional. Confira os destaques:

Políticas

As políticas corporativas da Celesc correspondem ao marco de atuação que deve orientar a gestão de todas as unidades de negócio da Empresa, alinhando os processos e práticas ao comportamento sustentável. Veja aqui quais são as políticas que sustentam nossa atuação. 

Projetos

Responsabilidade Socioambiental: diferentes projetos são desenvolvidos para construção de oportunidades reais de desenvolvimento humano e social. Assumimos ainda pactos e compromissos para a promoção da responsabilidade socioambiental e de políticas públicas.
Saiba mais

Eficiência Energética: uma parte fundamental do contexto de sustentabilidade diz respeito ao uso racional de energia. Atenta a esse objetivo, ano após ano a Celesc vem ampliando seus investimentos para viabilizar ações de eficiência energética em sua área de concessão, por meio de diversos projetos. 
Saiba mais


P&D:
atende ao regulamento estabelecido pela ANEEL, que exige das empresas de energia a aplicação de uma parte de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Saiba mais



Eficiência Operacional


EFICIENCIA MAXIMACom a elaboração das diretrizes de longo prazo para desenvolvimento e sustentabilidade, demos início à construção de um programa de eficiência operacional e organizacional, o Eficiência Máxima, com impactos e resultados de curto prazo.

Tais ações foram amadurecidas por mais de um ano de trabalho intenso de todas as áreas da empresa, aprovadas pelo Conselho de Administração do Grupo em setembro de 2013.

Em 2014, a política de redução dos custos gerenciáveis da Companhia (Parcela B) – que compreende os gastos com Pessoal, Materiais, Serviços e Outros (PMSO) – já surtiu efeito, com sinais de convergência entre gastos com PMSO e a situação de equilíbrio econômico-financeiro da Empresa.

Gestão em Responsabilidade Socioambiental


responsabilidade-socialPara coroar todo esse esforço coletivo, em 2015 a Celesc recebeu a certificação pela norma de responsabilidade socioambiental NBR 16001:12, tornando-se a primeira empresa do Setor Elétrico brasileiro a conquistar esse selo.

A certificação indica que a empresa cumpre os principais requisitos de um sistema de gestão eficaz de responsabilidade socioambiental, considerando as condições legais e éticas da companhia, a preocupação com a cidadania, o desenvolvimento sustentável, a resolução de conflitos e a transparência nas atividades.


Veja também:

» Relatórios de Sustentabilidade Celesc