Holding Florianópolis

Empresas do Grupo

Subsidiárias Integrais

celesc subsidiarias

 

Celesc Distribuição

Com presença consolidada entre as melhores do setor elétrico do País, a subsidária responsável pelos serviços de distribuição de energia elétrica é a segunda arrecadadora de ICMS do Estado de Santa Catarina e a sétima maior distribuidora em volume de receita, a sétima em volume de energia fornecida e a décima em número de unidades consumidoras.

A área de concessão da Celesc D corresponde a 92% de Santa Catarina. Seus serviços chegam a 257 municípios catarinenses e ao município de Rio Negro, no Paraná, atendendo 2,6 milhões de unidades consumidoras (dez/2013). A Empresa atua ainda no suprimento de energia elétrica para o atendimento de quatro concessionárias e 11 permissionárias, responsáveis pelo atendimento dos demais 31 municípios catarinenses.

Link para Celesc Distribuição

Celesc Geração

A Empresa foi criada em 2006, a partir do processo de desverticalização das atividades de distribuição e geração de energia elétrica, na forma de subsidiária integral da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc. 

Ao ser instituída, tornou-se responsável pela operação, manutenção e expansão de parque gerador formado por doze Usinas Hidrelétricas com potência total instalada de 81,15MW, conforme o segundo termo aditivo ao Contrato de Concessão ANEEL 55/99.

Norteada pelo posicionamento estratégico de aumentar a capacidade de geração própria, passou a investir na repotenciação das usinas existentes e na formação de parcerias para viabilizar projetos que visam a construção de novos empreendimentos e a diversificação da matriz energética.

Link para Celesc Geração

 

Controlada

celesc controlada

Companhia de Gás de
Santa Catarina - SCGÁS

Criada em 1994, a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) é responsável pela distribuição do gás natural canalizado em Santa Catarina. A empresa é a segunda maior distribuidora de gás canalizado em número de municípios atendidos no Brasil. Santa Catarina é o 3º estado com maior rede de distribuição de gás natural, o 3º estado com maior número de indústrias atendidas, e conta com a 3ª maior rede de postos de Gás Natural Veicular do País.

A SCGÁS atua como uma sociedade de economia mista e tem como acionistas: Celesc, Gaspetro, Mitsui Gás e Infragás. A Celesc assumiu o controle acionário da Empresa em 2007, com a aquisição de 51% das suas ações ordinárias, correspondentes a 17% do seu Capital Social.



 

Participações Acionárias

celesc participacoes

 

Empresa Catarinense de
Transmissão de Energia - ECTE

Constituída com o propósito específico de explorar linhas de transmissão de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste e litoral de Santa Catarina, é proprietária da LT SE Campos Novos – SE Blumenau, com 252,5km de extensão, responsável pelo transporte de cerca de 20% da energia assegurada para suprimento da demanda na área de concessão da Celesc Distribuição S.A.

O empreendimento tem o objetivo de assegurar o fornecimento à região leste e litoral do Estado de Santa Catarina, atender ao crescimento da demanda de energia elétrica da região Sul – Sudeste e possibilitar maior confiabilidade operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN). Foi realizado como resultado da parceria pioneira entre o investidor privado e o setor público, sob a modalidade de Leilão promovido pela Aneel, em 1999.  Sua operação teve início em março de 2002, sendo o segundo empreendimento colocado em operação na nova modalidade idealizada para o Setor Elétrico.

Dona Francisca
Energética S.A - DFESA

Concessionária produtora independente de energia elétrica, a DFESA é proprietária da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, construída no rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, com capacidade instalada de 125MW e energia assegurada de 78MW. O empreendimento foi inaugurado em maio de 2011. A Celesc detém 23,03% das ações ordinárias da empresa.

Companhia Catarinense de
Água e Saneamento - CASAN

Sociedade de economia mista de capital aberto, controlada pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A função da CASAN é planejar, executar, operar e explorar os serviços de esgoto e abastecimento de água potável na sua área de concessão, além de realizar obras de saneamento básico em convênio com os municípios.

Atualmente, os serviços prestados pela empresa cobrem quase todo o Estado de Santa Catarina e atendem uma população de 2,3 milhões de consumidores com água tratada e 319 mil com coleta, tratamento destino final de esgoto sanitário. Com a recente aprovação do Programa de Saneamento Ambiental pelo Japan Bank for International Cooperation (JBIC), a meta é universalizar a água para todo o estado em até oito anos, além de ampliar significativamente a capacidade de coleta e tratamento de esgoto.

A Celesc é detentora de 15,76% do Capital Social da Empresa, com 55.364.810 Ações Ordinárias – ON, e 55.363.250 Ações Preferenciais – PN.

Usina Hidrelética
Cubatão S.A

Sociedade de propósito específico constituída para implantação da Usina Hidrelétrica Cubatão. Empreendimento localizado em Joinville, Santa Catarina, com potência instalada de 50MW. Após enfrentar entraves ambientais, o projeto foi totalmente revisado em 2007 e novas técnicas de construção foram adotadas no projeto, permitindo a retomado do processo de licenciamento, que se encontra em análise pelos órgãos competentes.cubatao_participao