Distribuicao 01

Perfil

A Celesc Distribuição foi criada em outubro de 2006, a partir da desverticalização das atividades de geração e distribuição de energia elétrica exercidas pela Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A., em atendimento ao marco regulatório do Setor Elétrico Nacional. Naquele ano, a Celesc passou a operar no formato de holding, com duas subsidiárias integrais: a Celesc Geração S.A e a Celesc Distribuição S.A.

A história da Empresa, porém, tem início em 1955, quando a Celesc foi criada pelo Governo do Estado (leia mais em Histórico) e hoje, com presença consolidada entre as melhores do Setor Elétrico do País, a Celesc Distribuição possui o mérito de ter a qualidade dos seus serviços reconhecida em nível nacional e internacional. É a segunda maior arrecadadora de ICMS de Santa Catarina (a primeira é a Petrobras) e a 6ª maior prestadora de serviço público de distribuição de energia elétrica do Brasil.

É responsável pela prestação dos serviços de energia elétrica para uma carteira formada por mais de 2,6 milhões de clientes e cada unidade consumidora utiliza, em média, 503,29 kWh/mês, o maior índice da região Sul do País. A área de concessão da Empresa, outorgada pelo Governo Federal, abriga 258 dos 297 municípios catarinenses, além do município de Rio Negro, no Paraná.  Em Santa Catarina, do total de municípios atendidos, em 241 a concessão é exclusiva e nos outros 21, a Empresa mantém parceria com cooperativas de eletrificação rural e outras concessionárias que atuam no Estado. No município paranaense, atende à área urbana e algumas comunidades rurais.

Trata-se de um mercado pródigo, de economia bastante diversificada, responsável pela parcela de 5,2% do volume de energia elétrica consumida no Brasil. Mensalmente, a Empresa comercializa mais de 1 bilhão de kWh de energia elétrica e seu faturamento bruto anual está na casa dos R$ 6,2 bilhões. A participação das diferentes classes é outro indicador que qualifica ainda mais o mercado da Empresa, com destaque para a participação da classe residencial no consumo e no número de consumidores.

Missão

Atuar de forma diversificada no mercado de energia com rentabilidade, eficiência, qualidade e responsabilidade socioambiental.

Visão

Cumprir com a sua função pública com rentabilidade, eficiência e reconhecimento da sociedade com abrangência de atuação nacional e internacional.

 

Valores

• Resultado
• Inovação
• Valorização das pessoas
• Comprometimento
• Responsabilidade Socioambiental
• Ética
• Segurança